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Automotrizes Budd RDC
A litorina para Campinas


 
Délio Araújo
Centro-Oeste nº 79 -- 1º Jun. 1993

O maquinista da litorina São Paulo - Campinas afirmou ao Marco A. S. Freire que o percurso poderia ser coberto em 1 hora, ao invés das 2 horas gastas atualmente, se houvesse perfeitas condições de tráfego (CO-77). E o Marco descreve a viagem como um pesadelo, tendo-se a impressão de que a litorina vai sair dos trilhos. Além disso, é um carro de subúrbio. E o conforto?

O Marco está certo. E estes problemas não são novos!

Em 10-dez-1968, tive a satisfação de ser recebido por Eduardo Antônio de Camargo Fidélis, em seu gabinete de chefia da via permanente da então Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, na estação da Luz.

Nossa conversa foi saborosa, e muito amiga.

Escrevo confiando na memória. Se cometo erros de nome, cargo ou local, por favor me corrijam.

Eduardo Fidélis disse-me que:

(1) Os carros eram compridos demais para confortável inscrição em certas curvas;

(2) A bitola larga apresenta grande tendência para embicar para o lado de fora das curvas;

(3) A suspensão não era adequada para o tipo de serviço da época;

(4) As litorinas então correndo entre São Paulo e Campinas com o prefixo SC, eram simples TUE e, como tais, não atraíam os passageiros potenciais como se esperara;

(5) Nem a Paulista, nem a Santos a Jundiaí, tinham recursos para trens adequados, dotados de maior conforto e de melhor desempenho, para atrair satisfatoriamente os passageiros;

(6) O Brasil ainda não dominava a tecnologia das altas velocidades;

(7) O percurso, com 6 paradas intermediárias — e melhor via e material —, poderia ser efetuado em 75 ou, no máximo, 80 minutos;

(8) Para atrair e conquistar passageiros dos ônibus São Paulo - Campinas, e São Paulo - Jundiaí, além de outras cidades intermediárias, não deveriam ser empregados TUEs de subúrbios, mas TUEs de poltronas numeradas, em viagens frequentes, ao menos 1 por hora.

Mas, o "governo" não "ajudava", não havia recursos, nem havia mentalidade entre os escalões superiores da Santos a Jundiaí, da Paulista e da RFFSA, para tal tipo de serviço!

O serviço de carga era o que interessava.

Por outro lado, o passageiro era um ser complexo, difícil de ficar satisfeito.

Portanto, não havia clima institucional para trens de passageiros competitivos, no trecho.

Se assim era há 25 anos — e pouco se alterou a mentalidade descrita —, será que podemos esperar milagres?

E logo no País que detém um dos corredores de maior demanda de passageiros do mundo — o corredor Rio - São Paulo - Campinas —, nem sequer se soube manter o Santa Cruz...

Automotrizes
Automotrizes Budd RDC no Brasil | A litorina para Campinas | Corupá - São Francisco do Sul (1986)
Budd CMEF na ABPF | Expresso da Mantiqueira | Expresso Pai da Aviação | Em Santos Dumont (MG), 2011 | Trem das Montanhas Capixabas
Automotrizes Budd da EFCB: ED-11 a 14 | ED-51 e 52 | M-504 e 505 | M-552 e 553
As litorinas Fiat da EFCB | MAN n° 24 | Óleo cru | Rebocando subúrbio
Ferreomodelismo
Coloque sua RDC na escala correta | Melhorando uma automotriz Budd Athearn | Automotriz a partir do vagão Frateschi
   

Ferreomodelismo

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• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

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• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

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