NATAL — Queira anotar os presentes de fim-de-ano da RFFSA:
Suprimido em 91/Nov/15 o "Barreirão", trem de bitola larga que saía todos os dias de Barreiros, MG, às 18h, chegando a Conselheiro Lafaiete, MG, por volta de 22h30. Era formado por 1 loco SD-18, 1 carro chefe-de-trem e 2 ou 3 carros de 2ª classe. Antigo BH - Santos Dumont, Linha do Centro.
Suprimido em 91/Dez/21 o "Trem do Sertão", que saía de Belo Horizonte, MG, às 19h de sábado, chegando a Montes Claros, MG, por volta das 10h30 de domingo. Bitola métrica, formado por 1 loco U-20C, 1 carro chefe-de-trem, 5 a 6 carros de 2ª classe, 1 restaurante, 1 de 1ª classe e 1 cabine.
Modificados os horários do "Subúrbio da SR2", Belo Horizonte - Rio Acima: 1 locomotiva G8 mais 8 a 10 carros. Uma viagem diária para BH, saindo às 6h30, e uma de volta para Rio Acima, às 18h30.
Modificados os horários do trem Barra Mansa, RJ, a Lavras, MG. (J. E. Buzelin, BH/MG).
SR-4 x 007 — Está cada vez mais difícil fotografar na SR-4. Além de solicitar autorização por escrito, é necessário dizer o dia e o material objeto da foto (Kelso Médici, S. J. Campos, SP).
EF MAUÁ — Chegaram os 1.373 dormentes semi-usados, oferecidos pela Vale e trazidos de Governador Valadares (MG) por 6 vagões prancha. Chegando em Vitória (ES), foram engatados em um trem até Suruí, perto da EF Mauá. Total: 920 km! Os vagões já retornaram, espero que para novo carregamento. O pessoal da CBTU deve iniciar a colocação esta semana (Luiz Octávio, ABPF-RJ).
LIVROS — À venda no Museu do Engenho de Dentro, do Preserfe, em 91/Dez/1°:
Catálogo do Museu do Engenho de Dentro (Central e Leopoldina): Cr$ 3 mil.
Reconstrução da Rotunda de São João del Rey, MG: Cr$ 3 mil.
127 Anos de Ferrovia (Central), Eduardo David: Cr$ 3 mil.
Coleção de 10 Fotos P/B de locos: Cr$ 3 mil.
5 Postais diversos: Cr$ 200 cada.
FERROVIA DO CARVÃO — Fomos muito bem recebidos na EF Donna Thereza Christina — a Ferrovia do Carvão (SC), — pelo dr. Benony, na Oficina de Vagões; e pelo dr. Paulo Paim, na Oficina de Locomotivas. Os carros que faziam o percurso turístico de Tubarão a Imbituba estão em galpão coberto.
Vimos a Texas 2-10-4 reformada externamente, que vai para o museu de Bauru, SP; e outras 13 locomotivas a vapor em perfeito estado de funcionamento, todas paradas, sem qualquer perspectiva de voltarem a ser ativadas:
11 Santa Fé, série 200 a 210, compradas da Argentina.
1 Mikado, n° 160 e 153.
Também vimos 12 Texas, série 300, na sucata. Nunca pensei que fosse ver um cemitério de locomotivas a vapor. Agora, digo que vi e chorei.
Em Tubarão, SC, restam no máximo 30 dos 240 funcionários que havia. Parece que não há serviço, são "os últimos moicanos" (José F. Pavelec, Ponta Grossa, PR).