Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vista lateral do vagão cebola da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Vista lateral do vagão cebola da Fepasa - Ferrovias Paulistas

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

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• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

   

O vagão da Fepasa
Vagão-cebola da Fepasa


 
Kelso Médici
Centro-Oeste n° 63 – 1° Fev. 1992

Aproveitando o artigo publicado no DC-17/21, sobre a montagem de um vagão tanque — e aproveitando basicamente o mesmo material —, passo a descrever a construção de um modelo ainda mais simples, ou menos trabalhoso.

Foi montado antes daquele vagão tanque, e a experiência foi realmente de principiante na área de construção de ferreomodelos.

Além disso, na ocasião em que tirei as fotos (apenas duas) do vagão protótipo, ainda não tinha a idéia de construir o modelo em escala. Isso prejudicou o trabalho em alguns detalhes, como o sistema de freios, válvulas de segurança etc.

Todavia, vale como ponto de partida para quem se disponha a fazê-lo. Algumas modificações no ferreomodelo que fiz, para torná-lo mais próximo do vagão protótipo, serão indicadas no texto.

Desenho e principais medidas do vagão cebola - vista frontal

Este vagão raramente é encontrado numa composição. A Fepasa possui apenas 4 unidades, numerados de 372.100 a 372.103. O protótipo escolhido é o vagão PCQ-372.102-7, cuja folha de características faz parte da coleção de plantas já oferecidas pelo CO, ref. 30701.

Trata-se de um vagão plataforma, onde foram adaptados 3 vasos cilíndricos com calotas semi-elípticas. Alguns ferroviários o chamam de "vagão cebola".

Inicialmente, era usado para o transporte de óleo comestível. Mais tarde, carregou óleo combustível. Atualmente, não está sendo usado e encontra-se "garageado", provavelmente em Rio Claro, SP. As duas fotos do protótipo foram tiradas na estação de Campinas, em 1984/Jul e 1987/Jun.

 
   
Desenho e principais medidas do vagão cebola - vista lateral e planta baixa
Outra vista do vagão cebola da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Outra vista do vagão cebola da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Vagão "cebola" Fepasa
O ferreomodelo | O vagão da Fepasa | Plantas: TQQ-372103
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