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Kelso Médici
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Material
EstradoDo vagão tanque Frateschi, retire os truques e, a seguir, separe o estrado com o volante do freio manual. Retire o peso interno, que também será aproveitado, e guarde o tanque propriamente dito, para outra finalidade qualquer. Corte a longarina do estrado nos 2 locais indicados (Foto 3). Em cada um dos 2 locais, aumente 13,75 mm, adicionando e colando peças de estireno com perfil similar ao da longarina Frateschi. TanqueO tubo com diâmetro externo de 28,3 mm deve ser cortado, com auxílio de um esquadro de 90 graus (ângulo reto), no comprimento de 160 mm (Foto 2). |
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Cole as calotas, fechando o tanque.
Para fazer o domo longo (Fotos 1 e 2), corte longitudinalmente o tubo de 87 mm de comprimento, de modo a obter 2 pedaços com pouco mais de 17 mm de largura, que serão colados um sobre o outro (Fig. 6).
Como são 2 peças do mesmo tubo, e portanto têm o mesmo diâmetro, somente as bordas laterais estarão em contato, ficando um vazio entre eles, no centro, que aparecerá nas 2 pontas do domo longo. É preciso disfarçar este vazio, fechando-o com massa plástica.
Após a secagem das 2 peças que formam o domo longo, lixe as bordas laterais até que a largura chegue exatamente aos 17 mm, e até que as arestas superiores fiquem arredondadas (somente na longitudinal, ou seja, lateralmente - Fig. 6).
As 2 faces laterais e as 2 faces das extremidades devem estar no esquadro, bem como devem estar verticais — formando ângulo de 90 graus com o plano horizontal. Qualquer imperfeição deve ser corrigida com massa plástica.
Em seguida, fure o domo longo para receber a tampa e as válvulas de segurança. No meu caso, usei uma tampa para vagões tanque de gás da Atma, o que não é real. O ideal é que o modelista faça uma tampa que reproduza mais fielmente o protótipo que está sendo modelado.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
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Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |

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Num dos modelos que fiz (Foto 4), imitei as borboletas da tampa com cabeças de alfinete, mas também não ficou bom. Também pode-se usar a tampa do vagão de amônia (desde que se obtenha sem destruir um vagão por sua causa...), porém ficará menor que o real, em escala. As válvulas de segurança podem ser encontradas dentro de uma válvula de isqueiro descartável marca Bic — talvez o Cricket também tenha. Cole-as ao domo com Araldite (ou Super-Bonder), uma vez que são feitas de latão. Terminado o domo longo, cole-o ao tanque e cubra as imperfeições com massa plástica. |

Acabamento e pinturaA seguir, confeccione a caixa do volante do freio manual e prenda-a à calota da extremidade oposta à escada, correspondente à mesma ponta em que se encontra no tanque Frateschi (em relação ao tambor do freio, no estrado). Lixe os locais onde aplicou massa plástica, primeiro com lixa n° 320, passando depois à n° 400 e, finalmente, à n° 600. Prepare o conjunto para receber a pintura, lixando-o com lixa n° 600, para melhor "ancoragem" da tinta ao plástico. Lave o modelo com água e detergente, para eliminar a gordura e o pó resultante do lixamento. Após lavar, não toque o plástico com as mãos. Os meus modelos foram pintados com tinta alumínio em aerosol, diretamente sobre o plástico, que não foi atacado. Usei esmalte sintético Coralit spray, uma tinta de uso geral. Não é automotiva, mas ataca o estireno. Pode ser adquirida em lojas de tintas. No caso do estireno, é preciso prestar atenção, pois muitas tintas em aerosol o atacam. Neste caso deve-se, antes, aplicar um fundo de cromato de zinco, para proteger o estireno. Quem for pintar com aerógrafo, poderá usar esmalte sintético diluído em aguarrás, diretamente sobre o estireno. Sobre pintura de modelos, consulte o IF-40 ou EM-59. Sobre a preparação para pintura, veja o CO-15/4. Após a secagem da tinta — 2 a 3 dias —, aplique uma demão de verniz sintético brilhante, diluído em aguarrás, para receber os decais (Aplicar os decais diretamente sobre a pintura alumínio, deixaria marcas das bordas transparentes dos decais, após a fixação com verniz fosco). No meu caso, usei o verniz poliretânico Sparlack, da Ypiranga, bem diluído em aguarrás, aplicado com pincel. Diluído o verniz adequadamente, o pincel não deixa marcas. Após secagem completa, aplique os decais de acordo com o protótipo. Para o TQ-258 da Esso, a faixa vermelha foi comprada na Aerobrás, SP/SP. As letras e números da identificação e quadro de revisões são da primeira folha LAF. O logotipo da Esso é de uma folha de decais para automodelismo (autorama). Os dizeres "Inflamável" e "Oleo refinado" são decais do TQ Soma da Frateschi, posicionados abaixo da faixa vermelha. |
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Com alguma paciência, pode-se conseguir a decal com o oval da Esso, em tamanho menor. Então, a faixa vermelha deverá ser mais estreita (da altura do oval), aproximando-se mais da realidade. Pinte de preto as extensões acrescentadas na longarina do estrado, e perfure o estrado para encaixar os pés da escada no passadiço. Os furos devem ter diâmetro de 0,6 mm. Sua posição, na extremidade do estrado, corresponde aos furos no alto do tanque (linha A, Fig. 3). Pinte de alumínio e verniz fosco as chapas que prendem o fundo do tanque na longarina (no chassi Frateschi, é um ressalto na longarina, onde se localizam as saídas do combustível). Cole o tanque ao estrado, usando os furos do fundo do tanque (Fig. 2) e do chassi (sobre os parafusos dos truques). Modele os pega-mãos com arame de diâmetro 0,6 mm, coloque os suportes (Fig. 5) e pinte com tinta alumínio e verniz brilhante, após a instalação. Modele as laterais da escada com arame de 0,6 mm de diâmetro e instale-as nos furos do tanque e do estrado. Assim, será mais fácil instalar e colar os degraus, que serão feitos com arame ou alfinete de 0,5 mm de diâmetro. Use Araldite ou Super-Bonder. (Nos meus modelos, usei arame de latão de 1 mm de diâmetro, para as laterais e degraus da escada. Ficou gritantemente fora de escala). Pinte a escada, da mesma forma como foi feito com os pega-mãos, e cole o volante do freio manual. Seco o verniz brilhante, aplique 2 ou 3 demãos de verniz fosco Acrilex TK Fixador (ou similar, da Letraset). Além de eliminar o brilho do verniz brilhante (necessário para receber os decais), também ajudará a proteger os decais. Sobre a aplicação de decais, ver CO-16/5, IF-43/12 ou EM-19. Seco o verniz fosco, instale os truques — e está pronto um vagão para diversificar sua composição de combustíveis (Foto 5). Uma coisa que não fiz, mas poderá ser feita, aumentando o realismo, é adicionar os parafusos de fixação do corpo ao estrado, junto aos berços do tanque. Também pode-se envelhecer o modelo com giz pastel seco, e aplicar mais 1 ou 2 demãos de verniz fixador fosco, quando julgar que o envelhecimento está bom. Senão, retire o envelhecimento e comece de novo. Sobre envelhecimento, veja CO-18/8, CO-23/13, EM-13, RBF-3/23 ou RF-8811/43. Nunca é demais a recomendação de usar e guardar tintas, solventes, verniz fosco (spray) em local bem ventilado, sempre fora do alcance de crianças.
Ferreomodelos do Kelso
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