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Ferreomodelo do vagão da RFFSA - Rede Ferroviária Federal nos trilhos da maquete

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Ferreosfera

   

Ferreomodelos
Criando dois
vagões fechados diferentes


 
Texto & Fotos: Kelso Médici
Centro-Oeste n° 80 – 1°-Jul-1993

Eis mais duas transformações simples de vagões, que podem até ser sua primeira experiência nesta área.

O primeiro é o FRR-621.077-5I, da SR-4, que fotografei em Santos, SP. O ponto de partida foi o corpo de um vagão fechado Atma — difícil de encontrar, é verdade, mas que muitos ainda guardam em suas coleções.

Tomando um corpo de vagão sem a passarela do teto e sem as escadas laterais, as modificações são poucas:

  • Tampar os furos no teto e os furos superiores das escadas laterais.
  • Remover os ressaltos para assentamento das escadas, e da passarela do teto.
  • Fabricar as portas corrediças e seus trilhos.

Note que as roldanas das portas não são aparentes.

Nos furos inferiores das escadas laterais, basta colocar um pega-mão.

Por último, pintura, decais LAF e envelhecimento.

Chassi e truques ficam por conta do modelista.

A segunda modificação é um modelo do FRR-610.330-8F, da SR-3, fotografado aqui em São José dos Campos. Este vagão é da antiga série FD-47.001 a 47.544 da Central do Brasil, fabricada pela FNV em 1955.

Cortei uma "chapa" em cada extremidade do FRC da Frateschi, justamente com a finalidade de encurtá-lo. Com isso, o modelo não ficou com o comprimento certo do FRR em escala.

O protótipo tem comprimento interno de 12.334 mm, e distância entre centro de truques de 9.360 mm. — O modelo ficou com 133 e 100 mm, respectivamente, o que corresponderia a um protótipo com 11.584 e 8.710 mm.

Note que o chassi e o mecanismo de freio devem ser modificados.

A idéia não é preparar um modelo para concursos, nem para curtir como réplica fiel. A finalidade é mesmo um exercício, para quem gosta — como eu — de construir ou modificar modelos.

No mais, serve para quebrar a monotonia dos poucos vagões disponíveis no mercado nacional, para a composição de um trem unitário, p. ex.

   

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