Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015Xsdkjnfjdfksflaj Maquetismo
ProtótipoVitrine
Quadro de AvisosNoB - Os arquivos da antiga EF Noroeste do Brasil estão abertos para estudo. A guarda foi transferida para a Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (Unesp), que deverá catalogar e conservar os documentos, colocando-os à disposição de quem tenha interesse (OESP, 92/Fev/18). Vinho - Uma "viagem de observação" pela Ferrovia do Vinho, com autoridades e convidados, está programada para 92/Mar, pela Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, RS. O roteiro está desativado desde 90/Dez, por causa dos danos nos trilhos do trecho (Correio do Povo, PoA/RS, 92/Jan/30). Paulista - A elétrica n° 6507 Fepasa encontra-se na linha de corte, próximo à estação Jundiaí Paulista, junto às oficinas de Jundiaí - a chamada "Linha da ABPF", agora acessível às fotos, dada a abertura da via expressa onde antes corria a linha Jundiaí-Itu da EFS. Pelo que sei, é a primeira locomotiva a ser encostada, da série 6500 de manobreiras elétricas. Outras 2, as últimas "Box", também estão encostadas, porém dentro do pátio da oficina (João Paulo M. Camargo, SP/SP). EF Mauá - Ao todo, já chegaram 13 vagões-prancha da Vale com dormentes, totalizando os 3 mil solicitados. As engrenagens do auto-de-linha, que está sendo reformado na oficina da Light (Triagem), foram recuperadas na Conerj em Niterói (Luiz Octávio, ABPF-RJ). Fleury - "Estou disposto a assumir esta liderança. Já conversei com o superintendente da RFFSA em SP e (...) prometeu estudar o assunto, e que nós teríamos condições de levar à frente essa idéia. E eu estou disposto a assumir essa luta, porque acho que é muito importante, principalmente para uma região de cidades próximas, como o vale do Paraíba, onde o transporte ferroviário transforma-se quase que num metrô de superfície" - afirmou o governador Fleury Filho, pela Rádio Cultura de Lorena, SP. Ele recebeu pedido do prefeito de Lorena, Arthur Ballerini - que movimenta a campanha pela reativação da linha Rio - SP -, para que assumisse a liderança. Auto - Quero fazer uma composição do antigo Auto-Trem (Rio - SP), e me faltam alguns detalhes. Sei como eram presos os caminhões nos pranchas, e como eram as passagens de um prancha para o outro. O que não lembro, são as inscrições; e o tipo de truques. Os da Fepasa não eram iguais aos da Rede, que iam de SP ao Rio (Rosendo Vericat, Cacoal, RO). Pantanal - É inacreditável: a RFFSA vai desmontar a ponte metálica que liga São Paulo ao Mato Grosso do Sul. É o que informa a Revista Ferroviária de 91/Dez. Os turistas perderão o passeio de trem cruzando a divisa dos Estados (Evaldo Alves, Jaú, SP). Expresso - Uma cena curiosa está acontecendo com os trens expressos da Fepasa, vindos do interior. Quando chegam a Jundiaí, é feita a troca das locomotivas da Fepasa pelas da RFFSA, que coloca 1 em cada extremidade da composição. O expresso é muito longo e, antes do túnel, há uma rampa com curvas, onde uma locomotiva sozinha não consegue realizar a tração (Evaldo Alves, Jaú, SP). Fé - "A Fé revive a Ferrovia" é o título do folheto com que a CBTU-RJ convoca seus usuários para um novo programa: - "No próximo Jan/26, a CBTU fará a viagem inaugural do TREM DE FÉrro, que levará fiéis, todos os domingos e feriados, da estação de Niterói até Porto das Caixas" - explica. As saídas de Niterói são às 7h30, 11h15 e 15h, retornando às 9h15, 13h30 e 16h45. Percurso: 1h30 Informações: 021-233-4090. Revista - A preservação está ganhando espaço na Ferrovia (Ass. Eng° EFSJ). A edição de dezembro (n° 139) deu o serviço completo sobre a bitolinha de São João del Rey, inclusive hotéis e restaurantes. Adiante, 2 matérias, sobre a APFA (Atibaia) e a ABPF, escritas por seus próprios membros; e a I Feira de Ferreomodelismo. Rondônia - Com satisfação, recebi o CO-63, com a notícia sobre a EF Madeira - Mamoré. É uma iniqüidade, o que estão fazendo lá. Devemos lutar para que reapareçam os equipamentos retirados do Museu da EF - se já não estiverem no ferro-velho -; e que voltem a funcionar os trechos que estavam recuperados (Rosendo Vericat, Cacoal, RO). Farofa - As rodas de raio caíram em desuso porque, em velocidades maiores, produziam o efeito de ventiladores, levantando pó, que prejudica o material rodante (Fernando Alvarenga, SP/SP). Serra - "Serra é mais bonita da janela do trem" - foi o título de capa do caderno de turismo da Folha de São Paulo em Jan/30, com belas e grandes fotos, sobre os trens de passageiros da Fepasa (EFS) e da Rede (EFSJ) para Santos. As reportagens ocuparam da página 2 à 5. O da Fepasa sai de Barra Funda (zona oeste) aos sábados, domingos e feriados, às 8h15, com percurso de 4 horas até a estação Ana Costa, em Santos, de onde retorna às 17h30. A paisagem da Mata Atlântica, cachoeiras, 27 túneis, poltronas giratórias e reclináveis, muito espaço para as crianças e carro-restaurante são alguns dos destaques. Chega-se a Barra Funda pelo metrô leste-oeste. O trem chega a Santos por volta das 12h05; e a São Paulo (retorno) às 20h55. O bilhete custava Cr$ 15 mil (ida e volta) e dá direito a um lanche (presunto, queijo, doce, refrigerante). Crianças de 5 a 10 anos pagam a metade. Passagens e informações na Barra Funda (826-0311, R. 715); Dominus Turismo (220-2533); Nivamar Excursões (258-0380); e Unipak Turismo (283-1500). Já o trem da RFFSA foi descrito pela Folha como "um suburbano trem de aço", partindo da estação do Valongo (Santos) às 5h35 da manhã. O trecho da mata (de Raiz da Serra a Paranapiacaba) passa rapidamente. No sentido inverso, o trem parte da estação da Luz (227-3299). «» ª Centro-Oeste
|
Acompanhe no FB |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |