Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015O Centro-Oeste nº 62 marcou a volta à impressão em gráficas off-set. Não chegou a ser planejado apenas, o ritmo, a regularidade e o retorno finalmente alcançados com o DC multiplicado em xerox deram segurança para, um dia, procurar saber quanto custaria voltar a imprimir o Centro-Oeste em uma gráfica off-set, em monocromia (preto e branco). O orçamento foi bastante razoável [Anos depois, soube por quê], e bastou ajustar alguns detalhes na editoração em computador substituindo o DC pelo CO, de volta. O número 62 veio da soma de 26 Centro-Oeste anteriores + 14 CO Textos + 21 Centro-Oeste DC = 61. O passo seguinte foi consultar as lojas principais, por telefone, para saber quais gostariam de revendê-lo, e quantos exemplares queriam receber.
Foi um Feliz 1992. Índice de matériasOficinaProtótipoVitrine«» ª Quadro de AvisosMADEIRA-MAMORÉ — O trecho turístico (reativado), que restava da EF Madeira-Mamoré, foi desativado e está sendo convertido em centro cultural. A antiga oficina, agora serve de abrigo a meliantes. Os pátios da oficina — onde foram aterrados o girador e outros equipamentos — virou sambódromo. A estação foi transformada em casa do artesão. Por medida de "economia", já não existe uma turma que cuide da linha. Locos em bom ou mau estado estão largadas ao tempo, esperando pela ferrugem. O mesmo, quanto aos carros e vagões. Ferroviários que cuidem do patrimônio, só havia 4 nos dias de minha última visita, Nov.23, 24 e 25. De público, não havia ninguém. Fazer o quê? (Rosendo Vericat, Cacoal, RO).
PARANAPIACABA — Os antigos trens Estrela, Cometa e Planeta, da SPRy — em péssimo estado — foram removidos para recuperação em Paranapiacaba. Para lá, também foi um antigo guindaste de 3 eixos — em razoável estado de conservação, — que estava na Lapa (Paulo E. L. Santos, SP/SP). CONTRASTE — A situação da RFFSA é, realmente, triste. Onde estão as English Electric do trecho SP - Jundiaí? Simplesmente sumiram? Todos os trens que partem de SP são tracionados pelas U-20C, geralmente engatadas de frente para o trem. Vão de ré até Jundiaí, prejudicando a visibilidade do maquinista. No último Dez.02, embarquei no trem PP-3 com destino a Jaú. A partida, marcada para o meio-dia, só aconteceu meia-hora depois. Quando faltavam uns 15 minutos para a partida, o maquinista descobriu que o nível de óleo diesel estava baixo. A loco foi levada para o abastecimento, que demorou uns 20 minutos. Já os trens da Fepasa estão excelentes, sempre muito limpos e conservados. Os chefes de trem preocupam-se em manter a ordem, e os passageiros agora também respeitam mais. Só há um detalhe que, para mim, parece absurdo. Nos expressos, os carros-dormitório são engatados logo atrás da loco. De SP a Jundiaí, ninguém consegue dormir, por causa da U-20C. E mesmo com a ótima elétrica da Fepasa, o conforto de um carro desses fica prejudicado — mesmo sem o barulho do motor, há o barulho do apito (Evaldo Alves, Jaú, SP). RVPSC — O centenário da ferrovia de Curitiba a Lapa (PR) foi comemorado, em Nov.17, domingo, com um passeio tracionado por locomotiva a vapor. Esperamos que volte a ser rotina (José F. Pavelec, Ponta Grossa, PR). VFCO (I) — A Rede reduz, a partir de hoje, as viagens de trem entre Barra Mansa (RJ), e Ribeirão Vermelho (MG). Um trem partirá de Barra Mansa nos dias pares, voltando nos ímpares (O Globo, 91.Nov. 15). VFCO (II) — A SR-2 assinará com a Frade Hotéis S/A, nos próximos dias, contrato para circulação de trens para viagens de turismo no trecho Lídice - Angra dos Reis (RJ), devendo ser a viagem inaugural programada para 92.Jan.01, com o título de "Uma Viagem ao Coração da Mata Atlântica" (Jornal? Data?). URBANOS — Descobri o endereço do Centro de Preservação de Transportes Urbanos: Caixa Postal 4171 // 01061 SP/SP (Fernando Alvarenga, SP/SP). Centro-Oeste
|
Acompanhe no FB |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |