Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

   

SR-2 RFFSA - 1991
Quadro de Tração:
Capacidade de tração das locomotivas (TBC)


 
Eliezer Magliano
Centro-Oeste DC-11-12 — 6 Abr. 1991

O Perfil das Linhas da SR-2, embora incompleto, mostra como é utilizada a tabela do Quadro de Tração.

Os trechos de maior largura, com as letras iniciais do alfabeto, são os que apresentam maiores dificuldades, resultando em menor capacidade de tração das locomotivas.

Os trechos mais estreitos (letras maiores) são cada vez mais fáceis de vencer.

Note que o perfil das linhas varia conforme o sentido do tráfego, daí, as letras e larguras diferentes em cada lado da linha, no esquema.

A partir do Perfil das Linhas e do Quadro de Tração, é que se define a formação das composições e das locomotivas para cada trecho.

Mesmo que em certo intervalo haja apenas um curto trecho difícil, a tração fica subordinada aos pontos onde possa ser acoplada ou desacoplada uma locomotiva, ou seja, as estações principais.

Assim, o pior perfil de um trecho curto pode afetar todo um longo percurso, conforme o equipamento disponível.

   

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  
Perfil Fator U20C U22C MX620 G12 G8 GL8 U5B
C P C P C P C P C P C P C P
A 3 480 380 570 460 430 350 300 240 230 185 200 160 125 100
B 4 570 450 680 540 520 420 360 290 280 220 240 190 150 120
C 4 700 560 830 660 640 510 440 350 335 270 290 230 185 150
D 4 750 600 900 720 690 550 480 370 360 290 310 250 200 160
E 4 900 720 1100 880 830 660 550 440 420 330 360 290 230 185
F 5 1000 750 1270 950 920 690 620 460 470 350 410 310 200 195
G 5 1150 860 1500 1100 1080 810 700 520 550 410 450 340 275 205
H 6 1300 910 1600 1130 1200 840 770 540 600 420 530 370 320 225
I 6 1450 980 1700 1190 1340 930 880 610 670 460 580 395 370 250
J 6 1550 1000 1830 1210 1430 940 950 620 720 470 620 405 400 260
K 7 1700 1100 2000 1300 1520 990 1050 680 800 520 680 440 435 280
L 7 1900 1230 2240 1450 1650 1070 1150 740 880 560 750 490 480 310
M 8 2150 1290 2480 1490 2000 1200 1240 750 950 570 840 505 540 320
N 8 2480 1490 2780 1670 2280 1360 1360 810 1050 630 960 580 620 370
Man.* 7 1150 875 480
  

Redução para trens de passageiros:

  • A a E: — 20%
  • F e G — 25%
  • H e I: — 30%
  • J a L: — 35%
  • M e N: — 40%

Abreviações:

C = Cargas

P = Passageiros

Man = Manobra no pátio e no porto

A SR-2 em Angra dos Reis
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Passeio no Trem da Mata Atlântica | Desdobramento de trens na serra de Angra
SR2 RFFSA : VFCO : RMV : EFOM...
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