Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva GL8 nº 3609 da FCA - Ferrovia Centro-Atlântica na estação de Brasília, no início de 2003
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RFFSA - Rede Ferroviária Federal
O passeio das locomotivas GL8

Sérgio Mártyre
Centro-Oeste n° 77 — 1°-Abr-1993

As GL-8 foram locomotivas diesel-elétricas construídas pela Electro-Motive Division (EMD) da General Motors (GM), no período de 1960 a 1967.

Entre 60/Dez e 61/Ago, foram recebidas 69 unidades pelas ferrovias brasileiras, destinadas principalmente às linhas férreas que não permitiam o tráfego de locomotivas mais pesadas.

Tal medida já fora empregada com grande sucesso na RV Paraná–Santa Catarina e na Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF), em suas linhas então mal conservadas, e que tinham locomotivas do mesmo tipo produzidas pela General Electric (GE) — as locos GE 70 toneladas com rodagem C+C.

As GE 70 ton. já tinham comprovado a fama de ótimas para esse tipo de linhas mal conservadas, com grande número de curvas de raio restrito, ou desvios particulares em grande número — como os existentes na Santos a Jundiaí, que também possuía esse tipo de locomotivas, porém com rodagem B-B.

Em vista das facilidades de crédito oferecidas na época pela GM — que estava tentando vencer a Alco, bem como a GE —, a Rede Ferroviária Federal, a EF Sorocabana e a Cia. Mogiana escolheram para tal tipo de linhas a recém-construída GL-8.

Mogiana e Sorocabana

A Cia. Mogiana foi a primeira a receber 23 locomotivas, numeradas de 51 a 73; numeração de chassis 2439-1 a 2439-23; e n° de construção 26081 a 26103; construídas em Out. 1960.

Posteriormente — com a criação da Fepasa — foram renumeradas de 3616 a 3638.

A segunda ferrovia a receber as GL-8 foi a EF Sorocabana, com 15 unidades numeradas de 3601 a 3615; n° de chassis 2899-1 a 2899-15; n° de construção 26450 a 26464; construídas em Mar. 1961.

A Rede Ferroviária Federal (RFFSA) iniciou o recebimento das GL-8 pela RV Paraná–Santa Catarina, onde foram numeradas de 1401 a 1418 — e renumeradas para a série 801 a 818 ao tempo da 11ª Divisão — Paraná–Santa Catarina.

Seguiram-se as da EF Leopoldina, numeradas de 2851 a 2858; e as da EF Noroeste do Brasil (NoB), numeradas de 1001 a 1005.

As GL-8 da EF Leopoldina foram transferidas para a VF Centro Oeste — onde conservaram a mesma numeração, porém ficaram pouco tempo.

Com o advento de grandes colheitas no Paraná e Rio Grande do Sul, as locomotivas da Leopoldina foram transferidas para a 13ª Divisão — Rio Grande do Sul, que as numerou de 6331 a 6336; e 2 seguiram para a 11ª Divisão — Paraná–Santa Catarina, onde foram numeradas 821 e 820.

A 11ª Divisão — Paraná–Santa Catarina recebeu da Noroeste a loco n° 1004, que tomou o número 819.

Na Noroeste, as locos n° 2853 / 54 / 56 foram renumeradas 1006 / 07 / 08.

No Rio Grande do Sul — devido à necessidade de locos com melhor potência —, trocou-se os truques A1A das G-12 para os B-B das GL-8 n° 801 a 803, que tinham sido transferidas da Paraná–Santa Catarina. Receberam então os números 6141 a 6143.

Posteriormente foram renumeradas de 6321 a 6323.

As 804 a 818 foram para a 13ª Divisão — Rio Grande do Sul com a numeração de 6304 a 6318; as locos n° 819 a 821 receberam os números 6303, 6301 e 6302; e as da Noroeste, n° 1001 a 1003 e 1005 a 1008, receberam os números 6337 a 6340 e 6333 / 34 / 36 (ex-2853 / 54 / 56).

Terminando o passeio das locomotivas GL-8, as n° 2853, 2854 e 2856 retornaram para sua casa de origem — a SR-2 Belo Horizonte —, em época ainda a ser pesquisada, continuando com esta numeração até o advento do Sigo.

Toda esta movimentação ocorreu num período em que as locomotivas a vapor estavam sendo erradicadas definitivamente das linhas comerciais da RFFSA, e podemos batizá-la como o passeio das locomotivas — que persistiu, com nova numeração, até o advento do sistema Sigo de identificação de locomotivas.

Tal passeio não foi exclusivo das GL-8. Para nós, pesquisadores, com a G-12 tal situação foi de calamidade, algumas delas recebendo pelo menos 3 números, e sendo hoje quase impossível identificar quem era quem, pois as placas de identificação dos fabricantes eram — na maioria das vezes — colocadas aleatoriamente.

Na lista anexa, apresentamos novo conceito de identificação numérica das locomotivas diesel construídas pela GM americana (EMD).

   
  

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2799-2 26466 61/03 1402 802                 6142 6322     4030-7N A1A
2799-3 26467 61/03 1403 803             6143 6323     4031-5N A1A
2799-4 26468 61/03 1404 804             6304 6304     4007-2N B-B
2799-5 26469 61/03 1405 805             6305 6305     4008-1N    
2799-6 26470 61/03 1406 806             6306 6306     4009-9N    
2799-7 26471 61/03 1407 807             6307 6307     4010-2N    
2799-8 26472 61/03 1408 808             6308 6308     4011-1N    
2799-9 26473 61/03 1409 809             6309 6309     4012-9N    
2799-10 26474 61/03 1410 810             6310 6310     4013-7N    
2799-11 26475 61/03 1411 811             6311 6311     4014-5N    
2799-12 26476 61/03 1412 812             6312 6312     4015-3N    
2799-13 26477 61/03 1413 813             6313 6313     4016-1N    
2799-14 26478 61/03 1414 814             6314 6314     4017-0N    
2799-15 26479 61/03 1415 815             6315 6315     4018-8N    
2799-16 26480 61/03 1416 816             6316 6316     4019-6N    
2799-17 26481 61/03 1417 817             6317 6317     4020-0N    
2799-18 26482 61/05 1418 818             6318 6318     4021-8N    
2799-19 26483 61/05         2851 2851     6331 6331     4022-6N    
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2799-29 26493 61/05                 1003 6339 6339     4027-7N    
2799-30 26494 61/06     819         1004 6303 6303     4006-4N PSC 63/Jul
2799-31 26495 61/06                 1005 6340 6340     4028-5N    
Locomotivas GL8 nas ferrovias brasileiras
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