|
|
RFFSA - Rede Ferroviária Federal
|
|
As GL-8 foram locomotivas diesel-elétricas construídas pela Electro-Motive Division (EMD) da General Motors (GM), no período de 1960 a 1967.
Entre 60/Dez e 61/Ago, foram recebidas 69 unidades pelas ferrovias brasileiras, destinadas principalmente às linhas férreas que não permitiam o tráfego de locomotivas mais pesadas.
Tal medida já fora empregada com grande sucesso na RV Paraná–Santa Catarina e na Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF), em suas linhas então mal conservadas, e que tinham locomotivas do mesmo tipo produzidas pela General Electric (GE) — as locos GE 70 toneladas com rodagem C+C.
As GE 70 ton. já tinham comprovado a fama de ótimas para esse tipo de linhas mal conservadas, com grande número de curvas de raio restrito, ou desvios particulares em grande número — como os existentes na Santos a Jundiaí, que também possuía esse tipo de locomotivas, porém com rodagem B-B.
Em vista das facilidades de crédito oferecidas na época pela GM — que estava tentando vencer a Alco, bem como a GE —, a Rede Ferroviária Federal, a EF Sorocabana e a Cia. Mogiana escolheram para tal tipo de linhas a recém-construída GL-8.
A Cia. Mogiana foi a primeira a receber 23 locomotivas, numeradas de 51 a 73; numeração de chassis 2439-1 a 2439-23; e n° de construção 26081 a 26103; construídas em Out. 1960.
|
Posteriormente — com a criação da Fepasa — foram renumeradas de 3616 a 3638.
A segunda ferrovia a receber as GL-8 foi a EF Sorocabana, com 15 unidades numeradas de 3601 a 3615; n° de chassis 2899-1 a 2899-15; n° de construção 26450 a 26464; construídas em Mar. 1961.
A Rede Ferroviária Federal (RFFSA) iniciou o recebimento das GL-8 pela RV Paraná–Santa Catarina, onde foram numeradas de 1401 a 1418 — e renumeradas para a série 801 a 818 ao tempo da 11ª Divisão — Paraná–Santa Catarina.
Seguiram-se as da EF Leopoldina, numeradas de 2851 a 2858; e as da EF Noroeste do Brasil (NoB), numeradas de 1001 a 1005.
As GL-8 da EF Leopoldina foram transferidas para a VF Centro Oeste — onde conservaram a mesma numeração, porém ficaram pouco tempo.
Com o advento de grandes colheitas no Paraná e Rio Grande do Sul, as locomotivas da Leopoldina foram transferidas para a 13ª Divisão — Rio Grande do Sul, que as numerou de 6331 a 6336; e 2 seguiram para a 11ª Divisão — Paraná–Santa Catarina, onde foram numeradas 821 e 820.
A 11ª Divisão — Paraná–Santa Catarina recebeu da Noroeste a loco n° 1004, que tomou o número 819.
Na Noroeste, as locos n° 2853 / 54 / 56 foram renumeradas 1006 / 07 / 08.
No Rio Grande do Sul — devido à necessidade de locos com melhor potência —, trocou-se os truques A1A das G-12 para os B-B das GL-8 n° 801 a 803, que tinham sido transferidas da Paraná–Santa Catarina. Receberam então os números 6141 a 6143.
Posteriormente foram renumeradas de 6321 a 6323.
As 804 a 818 foram para a 13ª Divisão — Rio Grande do Sul com a numeração de 6304 a 6318; as locos n° 819 a 821 receberam os números 6303, 6301 e 6302; e as da Noroeste, n° 1001 a 1003 e 1005 a 1008, receberam os números 6337 a 6340 e 6333 / 34 / 36 (ex-2853 / 54 / 56).
Terminando o passeio das locomotivas GL-8, as n° 2853, 2854 e 2856 retornaram para sua casa de origem — a SR-2 Belo Horizonte —, em época ainda a ser pesquisada, continuando com esta numeração até o advento do Sigo.
Toda esta movimentação ocorreu num período em que as locomotivas a vapor estavam sendo erradicadas definitivamente das linhas comerciais da RFFSA, e podemos batizá-la como o passeio das locomotivas — que persistiu, com nova numeração, até o advento do sistema Sigo de identificação de locomotivas.
Tal passeio não foi exclusivo das GL-8. Para nós, pesquisadores, com a G-12 tal situação foi de calamidade, algumas delas recebendo pelo menos 3 números, e sendo hoje quase impossível identificar quem era quem, pois as placas de identificação dos fabricantes eram — na maioria das vezes — colocadas aleatoriamente.
Na lista anexa, apresentamos novo conceito de identificação numérica das locomotivas diesel construídas pela GM americana (EMD).
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Chassi | N° Constr. | Data | RVPSC | 11ª Div. | EFL | VFCO | NoB | 13ª Div. | SR-6 | SR-2 | N° Sigo | Obs. |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2799-1 | 26465 | 61/03 | 1401 | 801 | 6141 | 6321 | 4029-3N | A1A | ||||
2799-2 | 26466 | 61/03 | 1402 | 802 | 6142 | 6322 | 4030-7N | A1A | ||||
2799-3 | 26467 | 61/03 | 1403 | 803 | 6143 | 6323 | 4031-5N | A1A | ||||
2799-4 | 26468 | 61/03 | 1404 | 804 | 6304 | 6304 | 4007-2N | B-B | ||||
2799-5 | 26469 | 61/03 | 1405 | 805 | 6305 | 6305 | 4008-1N | |||||
2799-6 | 26470 | 61/03 | 1406 | 806 | 6306 | 6306 | 4009-9N | |||||
2799-7 | 26471 | 61/03 | 1407 | 807 | 6307 | 6307 | 4010-2N | |||||
2799-8 | 26472 | 61/03 | 1408 | 808 | 6308 | 6308 | 4011-1N | |||||
2799-9 | 26473 | 61/03 | 1409 | 809 | 6309 | 6309 | 4012-9N | |||||
2799-10 | 26474 | 61/03 | 1410 | 810 | 6310 | 6310 | 4013-7N | |||||
2799-11 | 26475 | 61/03 | 1411 | 811 | 6311 | 6311 | 4014-5N | |||||
2799-12 | 26476 | 61/03 | 1412 | 812 | 6312 | 6312 | 4015-3N | |||||
2799-13 | 26477 | 61/03 | 1413 | 813 | 6313 | 6313 | 4016-1N | |||||
2799-14 | 26478 | 61/03 | 1414 | 814 | 6314 | 6314 | 4017-0N | |||||
2799-15 | 26479 | 61/03 | 1415 | 815 | 6315 | 6315 | 4018-8N | |||||
2799-16 | 26480 | 61/03 | 1416 | 816 | 6316 | 6316 | 4019-6N | |||||
2799-17 | 26481 | 61/03 | 1417 | 817 | 6317 | 6317 | 4020-0N | |||||
2799-18 | 26482 | 61/05 | 1418 | 818 | 6318 | 6318 | 4021-8N | |||||
2799-19 | 26483 | 61/05 | 2851 | 2851 | 6331 | 6331 | 4022-6N | |||||
2799-20 | 26484 | 61/05 | 2852 | 2852 | 6332 | 6332 | 4023-4N | |||||
2799-21 | 26485 | 61/05 | 2853 | 2853 | 1006 | 6333 | 2853 | 4001-3E | ||||
2799-22 | 26486 | 61/05 | 2854 | 2854 | 1007 | 6334 | 2854 | 4002-1E | ||||
2799-23 | 26487 | 61/05 | 2855 | 2855 | 6335 | 6335 | 4024-2N | |||||
2799-24 | 26488 | 61/05 | 2856 | 2856 | 1008 | 6336 | 2856 | 4003-0E | ||||
2799-25 | 26489 | 61/05 | 821 | 2857 | 2857 | 6302 | 6302 | 4005-6N | PSC 65/Ago | |||
2799-26 | 26490 | 61/05 | 820 | 2858 | 2858 | 6301 | 6301 | 4004-8N | PSC 65/Ago | |||
2799-27 | 26491 | 61/05 | 1001 | 6337 | 6337 | 4025-1N | ||||||
2799-28 | 26492 | 61/05 | 1002 | 6338 | 6338 | 4026-9N | ||||||
2799-29 | 26493 | 61/05 | 1003 | 6339 | 6339 | 4027-7N | ||||||
2799-30 | 26494 | 61/06 | 819 | 1004 | 6303 | 6303 | 4006-4N | PSC 63/Jul | ||||
2799-31 | 26495 | 61/06 | 1005 | 6340 | 6340 | 4028-5N |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |