Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

Estrada de Ferro Central do Brasil

Guia Geral das Estradas de Ferro e Empresas de Transporte com elas articuladas
Nomenclatura, posição, altitude, data de inauguração, regime de funcionamento de Estações, Portos e Agências (1960)

Linha do Centro
 Ramal de Marítima
 Ramal de São Diogo
 Ramal do Campo dos Afonsos
 Ramal de Mangaratiba
 Circular do Matadouro
 Ramal da Base Aérea de Santa Cruz
 Ramal de Tairetá

Ramal de São Paulo
 Sub-Ramal de Bananal
 Sub-Ramal de Piquete
 Variante de Poá

Ramal de Lima Duarte
Ramal de Mercês
Variante Barbacena-Carandaí
Ramal Morro da Mina
Ramal de Paraopeba
Ramal de Ponte Nova
Ramal de Belo Horizonte
Sub-Ramal de Matadouro
Ramal de Nova Era
Ramal de Diamantina

Ramal de Pirapora

Linha Auxiliar
Ramal do Cais do Porto

Ramal de Porto Novo do Cunha

Circular de Pavuna
Ramal de Vassouras
Ramal de Santa Rita de Jacutinga
Ramal de Afonso Arinos
Ramal do Rio d'Ouro
Sub-Ramal de Xerém
Sub-Ramal do Tinguá
Sub-Ramal da Represa

   

EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil
Extensão e datas de abertura dos trilhos da
Variante de Poá,
por trechos, até 1944

DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro
in Estradas de Ferro do Brasil - 1945
(suplemento da Revista Ferroviária)
tabulação: Flavio R. Cavalcanti
Variante de Poá
Trecho Abertura Ext.
(km)
Soma
(km)
Desde a origem
Km 465 - Engº Goulart 1926-02-07 26 26 491
Engº Goulart - Engº Trindade 1934-01-01 4 30 495
Engº Trindade - Engº S. Gualberto   3 33 498
Total geral EFCB [planilha] 3.231    

Após a primeira revisão [4 Dez. 2011], a planilha indica 3.231 km de trilhos da EFCB, bastante próximo aos 3.256 km indicados na Revista Ferroviária de 1945 [dados, portanto, de 1944 ou parciais de 1945]; e aos 3.270 km indicados pelo IBGE para 31 Dez. 1944 [consolidação posterior].

Os dados do suplemento Estradas de Ferro do Brasil - 1945 foram transcritos manualmente em planilha, para ordenar os trechos por ferrovias ou por datas, e calcular os subtotais (verificação). Em alguns poucos casos, foram corrigidos erros tipográficos evidentes, utilizando dados do Guia Geral das Estradas de Ferro. Vale lembrar que — embora apresentado (aqui) em conjunto com o Guia — trata-se de outra época, com diferente organização das ferrovias e suas linhas e, portanto, diferentes contagens de extensão quilométrica.
  

   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

Estrada de Ferro Central do Brasil

Extensão quilométrica e datas de abertura dos trilhos da EFCB, por trechos, até 1944
DNEF - Departamento Nacional de Estradas de Ferro

Linha do Centro
Ramal de Marítima
Ramal de S. Diogo
Ramal do Zepelim
Circular de Campinho
Ramal de Mangaratiba
Circular do Matadouro
Ramal de Paracambi
Ramal de São Paulo
Ramal de Bananal
Ramal de Piquete
Variante de Poá
Ramal de Lima Duarte
Ramal de Piranga
Ramal de Paraopeba
Ramal de Ponte Nova
Ramal de Belo Horizonte
Ramal de Santa Bárbara
Ramal de Diamantina
Ramal de Pirapora
Ramal de S. Rita de Jacutinga
Ramal de Afonso Arinos
Ramal de Vassouras
Linha Auxiliar
Linha Rio do Ouro
  • Ramal de Xerém
  • Ramal de Tinguá
  • Ramal de S. Pedro
  • Ramal da Represa
Linha de Teresópolis
Suburbano Costa Barros - São Mateus
Ramal de Austin

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

EFCB / SR-3 RFFSA
Carros Budd | Trem de Prata | Os carros de aço do Cruzeiro do Sul
Expresso Pai da Aviação | Trem Xangai | Expresso da Mantiqueira
Trem Húngaro | Rodotrem Rio-SP | As litorinas Fiat
Locomotivas SR-3 / EFCB | S1 | FA1 | AS616 | Cafona | U5B | SD18 | SD40-2 | U23C (Variações) | U23CA
Substituição de vagões pela MRS - 2011: Portaria nº 89 | Anexo I - Vagões substituídos | Anexo II - Vagões substitutos
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960 | Abertura dos trechos até 1944 | Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
1907: EF Central do Brasil | EF de S. Paulo a Cachoeira | EF do Rio do Ouro | Linha Auxiliar | EF do Bananal
Subúrbios da Central: Belle Époque | Memória histórica - 1908 | Eletrificação | O Trem Barrinha | Supervia 2002
Prolongamento da Central do Brasil
1908: A ponte projetada | 1922: A ponte inaugurada | Dutra | 1955: Rumo a Brasília
Ferrovias em 1945 | Evolução 1940-1945
EFMM | EF Tocantins | EF Bragança | EFSLT | EF Central do Piauí
RVC | EF Mossoró | EF Central do Rio Grande do Norte | GWBR
EF Paulo Afonso | VFFLB | EF Nazaré | EF Ilhéus a Conquista | EF Bahia e Minas
EFVM | The Leopoldina Railway | EFCB | RMV | EF Goiás | EFCJ | CMEF | EF NoB
EF Araraquara | RVPSC | EFDTC | EFSC | VFRGS | EF Jacuí | EF Palmares a Osório
Estações ferroviárias
2015 | 1986 | 1982 | 1960 | 1930
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
Planos ferroviários | Legislação

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade