Trens Santa Cruz e Vera Cruz
Dois clássicos do transporte
de passageiros no Brasil
Folheto de pré-lançamento do ferreomodelos
Santa Cruz / Vera Cruz
Frateschi — 1981
Ao contrário dos demais lançamentos, o primeiro ferreomodelo do trem Santa Cruz / Vera Cruz não foi apresentado no Informativo Frateschi. Quem percorre a coleção atentamente vai encontrar no IF-16 — a propósito
de outro assunto —, uma referência a os novos carros
de passageiros.
Este é o texto do folheto avulso de pré-lançamento
dos ferreomodelos Frateschi, em 1981, onde o carro de 1ª classe (ref. 2501) aparecia
com a inscrição CENTRAL — ao invés de RFFSA, como veio a ser lançado.
Estes trens foram adquiridos pela antiga EF Central
do Brasil à Budd Corporation, no ano de 1949, para formar o Santa
Cruz, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, e o Vera Cruz, entre o
Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A inauguração dos trens deu-se em 29 Mar. 1950, por ocasião do
92° aniversário da EF Central do Brasil, e eles representam, até
hoje, o que há de melhor em termos de conforto e segurança em nossas
ferrovias, com ar condicionado, silêncio interior, suspensão macia,
frenagem dupla em cada roda etc.
A compra foi de 63 carros, entre 7 bagageiros, 7 correios, 16
de 1ª classe, 7 restaurantes, 4 dormitórios de cabine individual,
19 dormitórios de cabine dupla, 2 pullmann e 1 administração.
Originalmente, circulavam diariamente 4 composições do Santa Cruz
(2 em cada sentido) e 2 do Vera Cruz (1 em cada sentido). Este último
esteve desativado no período entre 23 Set. 1976 e 12 Dez; 1980, quando
retornou com 2 viagens noturnas semanais. O Santa Cruz trafega hoje
com 1 carro bagageiro-correio, 7 carros leito, 1 restaurante e 1
pullmann, no período noturno; e com 1 bagageiro-correio, 2 ou 3
carros salão de 1ª, e 1 restaurante, no período diurno.