Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

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• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

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• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

Para uma história do hobby no Brasil (II) – Época Atma
Fiz minha primeira locomotiva,
sem saber que era "HO"

Fernando L. Lucas
Centro-Oeste n° 71 – 1°-Out-1992

Meu primeiro contato com o hobby — em especial ferreo e nauti — foi através de 2 revistas muito comuns, aqui no Sul, nas décadas de 40 a 60, e das quais guardei alguns artigos.

A revista "Hobby" era argentina, e de assuntos variados, muito dedicada a trabalhos manuais no ramo da mecânica, marcenaria e modelismo. Trazia muitos projetos sobre ferreomodelismo, e até propaganda de lojas argentinas do ramo.

A outra revista era a Mecanica Popular, de origem norte-americana. Foi desta revista que eu guardei o projeto de um trem em escala HO — locomotiva 2-6-0, tênder, tanque, box, caboose —, publicado em 2 partes, em 1953, sob o título "El Retorno de la Vieja", de Frank Beatty e Lonard Hilts.

Nasci em 1940, portanto, muitas dessas revistas não foram compradas por mim na época da publicação. Algumas estavam com a minha família; outras, comprei já usadas, mais tarde.

Em 1964, fiz meu primeiro ferreomodelo, que foi a locomotiva 2-6-0 com tênder, conforme o projeto de 1953 da Mecanica Popular. Por desconhecer o que era "escala HO" — e o projeto não ter trazido detalhes do rodado ou do motor, já que recomendava comprar tudo isso pronto — , eu cometi vários erros na construção desse projeto.

A bitola ficou cerca de 3 mm maior que o padrão HO (16,5 mm). As rodas também não foram isoladas, pois eu pretendia usar um 3° trilho (central) para o contato elétrico.

Embora a locomotiva tenha motor e rode bem, hoje ela está na maquete apenas de forma decorativa.

Só em 1965 conheci e comprei um trem HO da Atma, que por sinal está funcionando até hoje. Foi examinando o material da Atma, que me dei conta dos graves erros cometido na construção da minha 2-6-0, paralisando então o projeto.

Recentemente, construí o vagão-tanque daquele projeto da Mecanica Popular de 1953, e usei os truques da Frateschi.

O que mais tem me incentivado a continuar no hobby é a existência do material da Frateschi; e, principalmente, o Centro-Oeste, que tem permitido que eu tome conhecimento do que está acontecendo no ferreomodelismo, além de facilitar o contato com outros modelistas.

Em São Leopoldo, não conheço nenhum ferreomodelista em atividade, com quem possa trocar idéias.

O CO tem-me proporcionado momentos de muita alegria. Permita-me contar um.

Eu havia repintado minha velha locomotiva 2-6-0 e, por desconhecimento, usei tinta esmalte preta brilhante. As letras e números usados foram Decadry. Ficou horrível.

No CO-13, tomei conhecimento dos decais LAF e resolvi manter contato com eles. Telefonei e falei com o Luiz Carlos Bellotto.

Foi incrível. Em poucos minutos, ele me deu várias dicas — uma delas, passar uma camada de verniz fosco (ficou ótimo) — e ainda me mandou em seguida um jogo de decais da VFRGS.

Só lamento que os decais, que a pedido dele distribuí aos revendedores de Porto Alegre e Novo Hamburgo, não tenham surtido efeito.

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
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