Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

As escalas da Frateschi
A escala da locomotiva G22CU Frateschi

Flavio R. Cavalcanti

Se a G-22U herdou algumas medidas do processo industrial de sua prima G-12, a G-22CU herdou a própria casca projetada para a irmã mais velha. Daí a discrepância no comprimento entre testeiras.

As medidas entre-eixos dentro de cada truque distoam tanto das obtidas em uma antiga U-20C, que é óbvio ter havido um novo projeto — segundo o catálogo Frateschi, os dois modelos utilizam o mesmo redutor ref. 30053.

O novo truque enquadrou-se bem na escala 1:78,8 da G-22CU, deixando todo o conjunto bem mais próximo da média — exceto a distância entre centros de truques.

Embora ela tenha chassi específico (ref. 30058), compartilha o mesmo cardã (ref. 30067) da G-12, da G-22U, e da FA-1.

Até que alguns amigos confirmem ou corrijam a altura máxima da G-22CU, sugiro que esta medida seja vista com reservas — pertence à G-22U antiga.

G22CU n° 4.453 a 4.474 ALL (total 21) fabr. 1970 a 1971 (¹)
G22CU n° 1.801 a 1.824 RFFSA (total 24) fabr. 1970 a 1971 (²)
Medidas
(1) segundo ALL
(2) segundo SR-5
Protótipo HO 1:87,1 Frateschi Frateschi
(mm) (mm) (mm)* (Escala)
Comprimento entre testeiras 14.630,00 168,0 175,0 1:83,6
Dist. 1° ao 3° eixo 3.708,00 42,6 46,4 1:80,0
Distância entre eixos int. 2.019,00 23,2 25,1 1:80,6
Distância entre eixos ext. 1.689,00 19,4 21,3 1:78,8 ,3
Dist. entre truques (**) 8.634,00 99,1 97,0 1:89,0
Dist. truque à testeira 2.997,00 34,4 39,0 1:76,8
Dist. truque à rabeira 2.997,00 34,4 39,0 1:76,8
Dist. 1ª roda à testeira 1.232,00 14,1 16,5 1:74,7
Dist. rabeira à 1ª roda 1.232,00 14,1 16,5 1:74,7
Altura total**** 3.770,00 43,3 52,0 1:72,5
Largura, segundo SR-6 2.819,00 32,4 37,0 1:76,2
Largura, segundo SR-5 (***) 2.800,00 32,1 34,9 1:80,2
(**) - Distância entre truques, segundo SR-5 = 8.633,00 (não faz diferença)
(***) - Largura menor comparada com a da base no modelo; a maior, com a largura máxima
(****) - Altura da G-22U antiga
(*) Importante: – As medidas dos modelos não devem ser consideradas exatas
Motores & motores
As escalas da Frateschi
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