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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

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As escalas dos ferreomodelos Frateschi
Carros Budd

Flavio R. Cavalcanti

Encurtar carros muito longos não é privilégio da Frateschi. O fabricante brasileiro não foi o primeiro a fazê-lo e provavelmente não será o último.

A aplicação seletiva da escala 1:100 afeta o comprimento dos carros:

  • entre engates
  • entre testeiras
  • entre centros dos truques

Permanecem em 1:87:

  • a largura
  • a altura

Mas, seria mesmo necessário ter feito o truque em torno de 1:78,8 ? Aparentemente, a lógica recairia preferencialmente entre 1:87 e 1:100 — nunca na direção oposta. Resta analisar as implicações práticas da adoção do truque talgo (com engate incorporado). Lembrar, também, que quando foram lançados os primeiros carros Budd, a linha Frateschi era muito mais voltada para a escala 1:78,8 .

Curiosamente, o carro Correio — único produzido pela Budd em menor comprimento — ficou sendo também o único da Frateschi na escala 1:87. Por motivos de viabilidade econômica, ela o fabrica no mesmo comprimento dos demais modelos.

Carros Budd (exceto Correio = 22.149 entre engates / sanfonas)
Medidas segundo EFCB Protótipo HO 1:87,1 Frateschi Frateschi
(mm) (mm) (mm)* (Escala)
Comprimento entre engates 25.908,00 297,5 260,0 1:99,6
Comprimento entre testeiras 25.095,00 288,1 253,5 1:99,0
Largura 3.058,00 35,1 34,6 1:88,4
Altura, exceto detalhes (**) 4.295,00 49,3 47,0 1:91,4
Dist. entre truques 18.136,00 208,2 177,0 1:102,5
Dist. entre eixos 2.591,00 29,7 31,5 1:82,3
Dist. truque ao engate 3.386,00 38,9 40,5 1:83,6
Dist. truque à testeira 2.979,50 34,2 37,5 1:78,8 ,5
Dist. 1ª roda à testeira 1.684,00 19,3 22,0 1:76,5
Correio - Dist. entre engates 22.149,00 254,3 260,0 1:85,2
(**) Detalhes acima de 4.295 mm são encontrados nos carros Administração, Bagagem, Correio e Restaurante
(*) Importante: – As medidas dos modelos não devem ser consideradas exatas
As escalas da Frateschi
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