Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   

As escalas dos ferreomodelos Frateschi
A escala da locomotiva G22U Frateschi

Flavio R. Cavalcanti

Estas medidas foram tiradas de um modelo da Fase 3, destacando-se:

  • Truque-redutor antigo, com distância entre-eixos de 31,35 mm
    – Hoje, 31 mm?

  • Chassi antigo, metálico, igual para G-12, G-22U e FA-1
    – Hoje, a Frateschi produz um chassi para cada uma delas

No entanto, o cardã (novo) continua único para os três modelos. Isso significa que a distância entre centros dos truques não mudou significativamente.

Surge o plano inclinado entre as laterais e o teto do corpo (que falta na G-12), mas ainda não o estreitamento do corpo ao se aproximar da cabine.

G22U n° 4.301 a 4.429 (total 122) ALL fabr. 1971 a 1973 (¹)
G22U n° 1.577 a 1.586 (total 10) SR-6 / RFFSA fabr. 1973 (²)
G22U n° 1.587 a 1.630 (total 44) RFFSA / SR-5 fabr. (³)
Medidas
(1) segundo ALL
(2) segundo SR-6
(3) segundo SR-5
Protótipo HO 1:87,1 Frateschi Frateschi
(mm) (mm) (mm)* (Escala)
Comprimento entre testeiras 14.173,00 162,7 175,0 1:81,0
Dist. entre truques 8.534,00 98,0 98,0 1:87,1
Dist. entre eixos (***) 2.438,00 28,0 31,5 1:77,4
Dist. 1ª roda à testeira 1.778,00 20,4 23,5 1:75,7
Dist. truque à testeira 2.997,00 34,4    
Dist. truque à rabeira 2.642,00 30,3    
Dist. 1ª roda à rabeira 1.423,00 16,3 23,5 1:60,6
Altura total (**) 3.770,00 43,3 52,0 1:72,5
Largura da base 2.800,00 32,1 35,2 1:78,8 ,5
Largura máxima 2.818,00 32,4    
(**) - A planta da antiga SR-6 indicava Altura total = 3.772 mm. É irrelevante em HO.
(***) - O atual truque-redutor parece ter 31 mm entre eixos, levando a escala para 1:78,6.
G22U n° 1.501 a 1.576 (exceto 1.522; total 75) RFFSA / SR-5
Medidas
segundo a SR-5
Protótipo HO 1:87,1 Frateschi Frateschi
(mm) (mm) (mm)* (Escala)
Comprimento entre testeiras (**) 14.173,00 162,7 175,0 1:81,0
Dist. entre truques 8.534,00 98,0 98,0 1:87,1
Dist. entre eixos (***) 2.438,00 28,0 31,5 1:77,4
Dist. 1ª roda à testeira 1.778,00 20,4 23,5 1:75,7
Dist. truque à testeira (**) 2.997,00 34,4    
Dist. truque à rabeira (**) 2.997,00 34,4    
Dist. 1ª roda à rabeira 1.778,00 20,4 23,5 1:75,7
Altura total 3.770,00 43,3 52,0 1:72,5
Largura máxima 2.818,00 32,4    
(**) - Está errado. A soma da (distância entre truques) + (2 X distância truque à testeira) daria 14.528 mm.
(***) - O atual truque-redutor parece ter 31 mm entre eixos, levando a escala para 1:78,6.
(*) Importante: – As medidas dos modelos não devem ser consideradas exatas

Há indícios de que a altura total tenha diminuído, aproximando-se da escala 1:78,8 . (A conferir).

Constata-se, portanto, certa homogeneização das medidas em direção a 1:78,8 — bem como a existência de espaço para novos progressos, provavelmente na dependência do desenvolvimento do(s) mercado(s).

Já uma transição para 1:87 significaria, de fato, outro projeto — envolvendo a G-12, e a U-5B, lançada recentemente.

As escalas da Frateschi
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