Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreosfera

   

A escala dos ferreomodelos Frateschi
Vagão Tremonha: – Um modelo bastante versátil

Flávio R. Cavalcanti

O aproveitamento de um modelo básico em diferentes versões, representando vários protótipos e/ou pinturas, é uma política comum a quase todos os fabricantes de modelos ferroviários — aumentando as vendas e intensificando o retorno do investimento na confecção do molde principal (injeção da "casca" em plástico), peças, linha de montagem etc.

Neste caso, a Frateschi ousou bastante, ao projetar um modelo básico capaz de representar tanto um protótipo da bitola métrica, com capacidade de 15 m³, quanto protótipos da bitola 1,600 m, com capacidade de 30 m³; altura (da borda) variando de 2,4 a 3,2 m; e comprimento do chassi (viga central) variando de 7,4 a quase 8,7 m.

Com 42 mm de altura (exceto a "carga"), o modelo chega bem próximo ao teto da G-12 Frateschi. Caso o modelista faça sua própria G-12 na escala 1:87, a carga do vagão tremonha ficará mais alta do que a locomotiva.

Para o modelista mais exigente, coloca-se a questão de escolher o material a ser reunido na mini-ferrovia: — Quais locomotivas, vagões, carros — visando o nível de realismo desejado.

MG-1038 EFVM - "Gôndolas para minério" – Bitola 1,000 m
Medidas Protótipos HO 1:87,1 Frateschi
segundo EFVM (mm) (mm) (mm)* (Escala)
Numeração 501 a 536, 551 a 964 965 a 1014, 1015 a 1064 1015 a 1030, 1032, 1033, 1035 a 1038   MG-1.038
Fabricante Pulman Std. Car Cia. Stª Matilde Cia. Stª Matilde
Entrada em tráfego 1944 (350), 1949 (100) 1952 1952
Tara 13.800 kg
13.000 kg
Lotação 50.000 kg
50.000 kg
Capacidade 15 m³
Comprimento entre engates 8.178 93,9
Comprimento do chassi 7.416 85,1 118,2 1:62,7
Dist. entre centros de truques 4.572 52,5 73,5 1:62,2
Dist. entre eixos 1.524 17,5 21,5 1:70,9
Dist. do centro
do truque à testeira
1.422 16,3 20,1 1:70,7
Altura 2.438 28,0 42,0 1:58,0
Obs.: A igualdade exata de medidas nas três séries de vagões-protótipo recomenda cautela. No entanto, é inevitável a conclusão de que temos um modelo em escala maior do que a inglesa OO (1:76,2). Exceto pelos truques Frateschi — padronizados até na distância da extremidade dos vagões, devido ao engate talgo — esta versão do modelo básico está praticamente na escala métrica Sm (1:64 / bitola 1,65 mm).
HAE (antigos), "atuais HAS 614.987 a 615.029"
Medidas Protótipos HO 1:87,1 Frateschi
segundo EFCB (mm) (mm) (mm)* (Escala)
Numeração
136.000 a 136.014
136.015 a 136.049
HAE 136.011
Fabricante
CCC
Mafersa
Entrada em tráfego
1971
1971
Tara média
19.600 kg
19.600 kg
17.500 kg
Lotação
75000 kg
75000 kg
77.000 kg
Capacidade
30 m³
30 m³
Peso total
94.600 kg
94.600 kg
100.000 kg
Comprimento entre engates 9.045 103,8
Comprimento do chassi 8.445 97,0 118,2 1:71,4
Dist. entre centros de truques 5.347 61,4 73,5 1:72,7
Dist. entre eixos 1.727 19,8 21,5 1:80,3
Dist. do centro do truque à testeira 1.549 17,8 20,1 1:77,1
Altura 3.240 37,2 42,0 1:77,1
Obs.: Mais uma vez, a altura e o comprimento do chassi (viga central) são as únicas que não sofrem interferência da padronização dos truques Frateschi. Esta versão do modelo Frateschi representa o protótipo, aproximadamente, na escala OO (1:76,2)
CSN-1191 – Bitola 1,600 m
Medidas Protótipos HO 1:87,1 Frateschi
segundo EFCB (mm) (mm) (mm)* (Escala)
Numeração 1101 a 1350 1351 a 1450 1451 a 1546
CSN 1191
Fabricante Pullman e Stª Matilde FNV CSN
Entrada em tráfego 1944 e 1952 1960 1966
Tara média 17.500 kg 19.400 kg 20.100 kg
17.600 kg
Lotação 75.000 kg 75.000 kg 75.000 kg
60.000 kg
Capacidade 30,3 m³ 30 m³ 30 m³
30 m³
Peso total 92.500 kg 94.400 kg 95.100 kg
Comprimento entre engates 9.093 9.093 9.356
104,4
Comprimento do chassi 8.446 8.445 8.664
97,0
118,2 1:71,5
Dist. entre centros de truques 5.131 5.347 5.350
61,4
73,5 1:69,8
Dist. entre eixos 1.727 1.727 1.727
19,8
21,5 1:80,3
Dist. do centro do truque à testeira 1.657 1.549 1.657
17,8
20,1 1:82,4
Altura 3.150 3.302 3.154
37,9
42,0 1:75,0
Obs.: Mais uma vez, a altura e o comprimento do chassi (viga central) são as únicas que não sofrem interferência da padronização dos truques Frateschi. Esta versão do modelo Frateschi representa o protótipo, aproximadamente, na escala OO (1:76,2)
(*) Importante: – As medidas dos modelos não devem ser consideradas exatas
As escalas da Frateschi
G-12 | G-22U | G-22CU | FA-1 | Consolidation | U-20C | U-5B
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Bitolas no ferreomodelismo | Bitolas e escalas | As escalas e suas bitolas (I)
   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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