|
|
Ferreomodelismo
A escala da locomotiva
U5B Frateschi
Flavio R. Cavalcanti
Lançamento recente — quando a FA-1 em escala 1:87 já era
história consolidada — a U-5B da Frateschi voltou à antiga
"média aritmética" das bitolas-protótipo
brasileiras [(1.000 + 1.600) / 2 = 1.300 mm], expressa na escala 1:78,8 .
No entanto, o comprimento entre testeiras, a distância entre centros
de truques e a própria distância entre eixos de cada truque
ficaram em escala ainda maior, tendendo para Sm.
Do ponto de vista da viabilidade técnico-econômica do lançamento,
parece ter sido importante:
- Aproveitar moldes da U-20C, da qual herdou a cabine — inclusive encaixes
laterais destinados a pega-mãos inexistentes na U-5B.
- Aproveitar o truque-redutor produzido para a G-12, a G-22U e a FA-1.
- Manter o corpo com largura interna suficiente para abrigar o motor
Mabushi (19,9 mm).
U-5B
n° 3.011 a 3.030 da EFCB / RFFSA (¹)
U-5B n° 2.901 a 2.920 [ex-n° 2.013 a 2.033] da SR-2 / RFFSA
(²)
|
Medidas
(1) segundo
EFCB
(2) segundo SR-2
|
Protótipo
|
HO 1:87,1
|
Frateschi
|
Frateschi
|
(mm)
|
(mm)
|
(mm)*
|
(Escala)
|
Comprimento entre testeiras |
10.209,00 |
117,2 |
147,3 |
1:69,3 |
Dist. entre rodas (EFCB)** |
2.082,00 |
23,9 |
31,0 |
1:67,2 |
Dist. entre rodas (SR-2)*** |
1.829,00 |
21,0 |
31,0 |
1:59,0 |
Dist. entre truques |
5.689,00 |
65,3 |
84,0 |
1:67,7 |
Dist. 1ª roda à testeira
(EFCB)** |
1.219,00 |
14,0 |
14,5 |
1:84,1 |
Dist. 1ª roda à testeira
(SR-2)*** |
1.345,50 |
15,4 |
14,5 |
1:92,8 |
Altura (EFCB) |
3.737,00 |
42,9 |
49,0 |
1:76,3 |
Altura (SR-2) |
3.733,00 |
42,9 |
49,0 |
1:76,2 |
Largura da base |
2.743,00 |
31,5 |
35,1 |
1:78,3 |
Largura do corpo |
|
|
23,7 |
|
(**) - A compensação das
duas medidas dá uma escala média de 1:75,6
(***) - A compensação das duas medidas dá uma
escala média de 1:75,9 |
(*) Importante: – As medidas
dos modelos não devem ser consideradas exatas
|
|
|
|