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As escalas dos ferreomodelos Frateschi
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Medir um modelo de locomotiva a vapor é ainda mais difícil e arriscado do que no caso de modelos de locomotivas a diesel, mais retilíneos. Além disso, as medidas expressas na antiquíssima planta da Central do Brasil apresentam-se tão exatas que sugerem cautela. Enfim, é de se supor que a Frateschi tenha reunido e analisado um leque mais amplo de fontes de informação: – Outras plantas, fotos etc.
Tudo considerado, resta a convicção de que a Consolidation n° 557 da EFCB, primeira vaporosa da Frateschi, seguiu — tanto quanto possível — a diretriz de voltar aos trilhos da escala HO, manifestada no lançamento anterior, a Alco FA1, também da Central.
As discrepâncias de escala entre as diferentes medidas, na penúltima coluna da tabela abaixo, provavelmente refletem, em doses bem distribuídas, as dificuldades de medir o modelo, diferenças entre a planta e fotos do protótipo, e algumas concessões exigidas por motivos técnicos:
| Medidas | Protótipo | Protótipo | HO 1:87,1 | Frateschi | Frateschi | Ver obs.: |
|---|---|---|---|---|---|---|
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| Dist. 1ª à última roda c/ tender | 560,00 | 14.224,00 | 163,3 | 177,0 | 1:80,4 | 1 |
| Dist. 1ª à última roda loco | 260,00 | 6.604,00 | 75,8 | 78,0 | 1:84,7 | |
| Dist. 1ª à última roda motriz | 168,00 | 4.267,20 | 49,0 | 50,0 | 1:85,3 | |
| Dist. 1ª à última roda tênder | 180,00 | 4.572,00 | 52,5 | 67,0 | 1:68,2 | 1 |
| Compr. telhado cabine | 94,50 | 2.400,30 | 27,6 | 37,0 | 1:64,9 | 2 |
| Compr. telhado tênder | 130,00 | 3.302,00 | 37,9 | 24,5 | 1:134,8 | 2 |
| Altura borda do tênder | 102,00 | 2.590,80 | 29,7 | 33,0 | 1:78,5 | 1 |
| Altura centro caldeira | 86,00 | 2.184,40 | 25,1 | 26,0 | 1:84,0 | |
| Altura chaminé | 162,00 | 4.114,80 | 47,2 | 48,0 | 1:85,7 | |
| Dist. chaminé ao domo | 45,25 | 1.149,35 | 13,2 | 13,5 | 1:85,1 | |
| Dist. domo ao sino | 46,00 | 1.168,40 | 13,4 | 14,5 | 1:80,6 | 3 |
| Dist. sino ao domo | 52,50 | 1.333,50 | 15,3 | 14,5 | 1:92,0 | 3 |
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O modelo teria um tênder mais alto e mais longo para abrigar a motorização. Assim, a discrepância é maior na distância da primeira à última roda do tênder (1:68,2) do que da primeira à última roda do conjunto (1:80,4). Também é possível que a Frateschi tenha ampliado o espaço entre a locomotiva e o tênder devido às curvas de raio = 42 cm.
Modificações no comprimento dos dois telhados podem ter ocorrido na própria EFCB. Aliás, consta que os telhados teriam sido feitos pela ferrovia. Também é possível que a Frateschi tenha ampliado o espaço entre a locomotiva e o tênder devido às curvas de raio = 42 cm. — Adaptações desse tipo são relativamente comuns, já que as mini-ferrovias sempre têm curvas bem mais apertadas do que as ferrovias protótipo.
O simples deslocamento do sino em direção ao segundo domo reduziria bastante as discrepâncias observadas nas últimas duas linhas da tabela.
As demais medidas do modelo, todas muito próximas de 1:85, estão dentro da margem de erro. Até que possa efetuar medidas mais exatas — ou alguém me convença do contrário — considero-as 1:87.
Vale lembrar que a versão da Cia. Paulista pode ter entrado em consideração já na fase de projeto do modelo, sugerindo alguma adaptação para que representasse ambas, dentro do melhor compromisso.
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