Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Detalhes da casca do ferreomodelo

Ferreomodelismo

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• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

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• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Ferreomodelismo: trens Santa Cruz / Vera Cruz
Aplicação das inscrições da EFCB
- Central do Brasil nos carros Budd

José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n° 81 — 1° Ago. 1993

Como fã incondicional dos carros de aço Budd — e incansável cobrador dos atuais lançamentos por parte da Frateschi —, minha primeira providência foi colocá-los no padrão da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Eis os passos que segui, e que recomendo aos que — como eu — não tenham grande experiência na modificação de ferremodelos:

1 — Será necessário refazer a pintura, para aplicar os decais "CENTRAL", e a antiga numeração. No meu caso, optei por modelar o DC-520.

Não tente raspar a inscrição "RFFSA" ou a numeração de fábrica, sob pena de danificar a pintura original. A pintura na cor prata não aceita retoques. Por isso, também não é recomendável tentar aplicar tinta apenas nos locais das inscrições de fábrica.

Naturalmente, a pintura é feita com o carro totalmente desmontado — sem os vidros, sem a decoração interior, sem o chassi e sem os truques.

Para quem não dispõe de aerógrafo — como eu —, atualmente a única opção é a nova Colorgin Prata Esmalte Sintético (spray), já que a tinta Acrilex Prata para Isopor — que considero ideal — não é mais encontrada.

Tenha cuidado ao aplicar a Colorgin. Não retire a pintura original, pois ela servirá como fundo protetor para o plástico do modelo.

A nova Colorgin é excelente, mas muito forte. O excesso também pode causar danos ao modelo. Portanto, aplique-a por estágios.

Apesar dessas desvantagens, a Colorgin é uma alternativa interessante por estar ao alcance de qualquer modelista: — É fácil de encontrar, e não é tão cara. Uma lata permite pintar 6 carros. E a secagem é quase instantânea.

Após a secagem, você notará uma espécie de pó prateado, recobrindo o carro. Para dar acabamento, esfregue uma flanela sintética Perfex, bem seca, levemente porém com firmeza.

Dado este polimento, a pintura está pronta para receber os decais.

2 — O ABC da aplicação dos decais foi ensinado por Fábio Dardes num artigo simples e claro, que acaba de ser re-publicado no CO-80/19.

Para ambos os carros, vale o artigo As inscrições dos carros de aço Budd, publicado há cerca de 1 ano no CO-64.

Observe que a distância entre as letras de "CENTRAL" é:

  • 15 mm centro-a-centro, no carro-cauda; e
  • 12 mm centro-a-centro no carro dormitório.

Procure posicionar o "T" no centro do carro.

Para os números, consulte as opções na tabela do CO-64.

A placa lateral embaixo da janela está, agora, cerca de 3 vezes maior do que deveria ser — pelo menos, para os protótipos brasileiros.

Para referência, verifique às páginas 14 a 16 do Catálogo Frateschi 89/90, onde os modelos dos carros restaurante e 1ª classe aparecem praticamente em tamanho real.

Alguns modelistas mais habilidosos poderão reduzir a placa lateral ao tamanho correto, utilizando uma micro-lima para modelar, no lugar, o relevo externo dos carros de aço.

Eu não enfrentei este detalhe.

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