Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Detalhes da casca do ferreomodelo

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Ferreomodelismo: trens Santa Cruz / Vera Cruz
Aplicação das inscrições da EFCB
- Central do Brasil nos carros Budd


 
José Emílio Buzelin
Centro-Oeste n° 81 — 1° Ago. 1993

Como fã incondicional dos carros de aço Budd — e incansável cobrador dos atuais lançamentos por parte da Frateschi —, minha primeira providência foi colocá-los no padrão da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Eis os passos que segui, e que recomendo aos que — como eu — não tenham grande experiência na modificação de ferremodelos:

1 — Será necessário refazer a pintura, para aplicar os decais "CENTRAL", e a antiga numeração. No meu caso, optei por modelar o DC-520.

Não tente raspar a inscrição "RFFSA" ou a numeração de fábrica, sob pena de danificar a pintura original. A pintura na cor prata não aceita retoques. Por isso, também não é recomendável tentar aplicar tinta apenas nos locais das inscrições de fábrica.

Naturalmente, a pintura é feita com o carro totalmente desmontado — sem os vidros, sem a decoração interior, sem o chassi e sem os truques.

Para quem não dispõe de aerógrafo — como eu —, atualmente a única opção é a nova Colorgin Prata Esmalte Sintético (spray), já que a tinta Acrilex Prata para Isopor — que considero ideal — não é mais encontrada.

Tenha cuidado ao aplicar a Colorgin. Não retire a pintura original, pois ela servirá como fundo protetor para o plástico do modelo.

A nova Colorgin é excelente, mas muito forte. O excesso também pode causar danos ao modelo. Portanto, aplique-a por estágios.

Apesar dessas desvantagens, a Colorgin é uma alternativa interessante por estar ao alcance de qualquer modelista: — É fácil de encontrar, e não é tão cara. Uma lata permite pintar 6 carros. E a secagem é quase instantânea.

Após a secagem, você notará uma espécie de pó prateado, recobrindo o carro. Para dar acabamento, esfregue uma flanela sintética Perfex, bem seca, levemente porém com firmeza.

Dado este polimento, a pintura está pronta para receber os decais.

2 — O ABC da aplicação dos decais foi ensinado por Fábio Dardes num artigo simples e claro, que acaba de ser re-publicado no CO-80/19.

Para ambos os carros, vale o artigo As inscrições dos carros de aço Budd, publicado há cerca de 1 ano no CO-64.

Observe que a distância entre as letras de "CENTRAL" é:

  • 15 mm centro-a-centro, no carro-cauda; e
  • 12 mm centro-a-centro no carro dormitório.

Procure posicionar o "T" no centro do carro.

Para os números, consulte as opções na tabela do CO-64.

A placa lateral embaixo da janela está, agora, cerca de 3 vezes maior do que deveria ser — pelo menos, para os protótipos brasileiros.

Para referência, verifique às páginas 14 a 16 do Catálogo Frateschi 89/90, onde os modelos dos carros restaurante e 1ª classe aparecem praticamente em tamanho real.

Alguns modelistas mais habilidosos poderão reduzir a placa lateral ao tamanho correto, utilizando uma micro-lima para modelar, no lugar, o relevo externo dos carros de aço.

Eu não enfrentei este detalhe.

Trem de Prata, Santa Cruz e Vera Cruz
Viagem ferroviária ganha status 5 estrelas (1995) | Uma semana de muito trem nos jornais (1995)
As inscrições dos carros Budd (Observações) | Numeração dos carros Budd da Central do Brasil
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

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