José Emílio Buzelin
|
Como fã incondicional dos carros de aço Budd — e incansável cobrador dos atuais lançamentos por parte da Frateschi —, minha primeira providência foi colocá-los no padrão da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Eis os passos que segui, e que recomendo aos que — como eu — não tenham grande experiência na modificação de ferremodelos:
1 — Será necessário refazer a pintura, para aplicar os decais "CENTRAL", e a antiga numeração. No meu caso, optei por modelar o DC-520.
Não tente raspar a inscrição "RFFSA" ou a numeração de fábrica, sob pena de danificar a pintura original. A pintura na cor prata não aceita retoques. Por isso, também não é recomendável tentar aplicar tinta apenas nos locais das inscrições de fábrica.
Naturalmente, a pintura é feita com o carro totalmente desmontado — sem os vidros, sem a decoração interior, sem o chassi e sem os truques.
Para quem não dispõe de aerógrafo — como eu —, atualmente a única opção é a nova Colorgin Prata Esmalte Sintético (spray), já que a tinta Acrilex Prata para Isopor — que considero ideal — não é mais encontrada.
Tenha cuidado ao aplicar a Colorgin. Não retire a pintura original, pois ela servirá como fundo protetor para o plástico do modelo.
A nova Colorgin é excelente, mas muito forte. O excesso também pode causar danos ao modelo. Portanto, aplique-a por estágios.
Apesar dessas desvantagens, a Colorgin é uma alternativa interessante por estar ao alcance de qualquer modelista: — É fácil de encontrar, e não é tão cara. Uma lata permite pintar 6 carros. E a secagem é quase instantânea.
|
Após a secagem, você notará uma espécie de pó prateado, recobrindo o carro. Para dar acabamento, esfregue uma flanela sintética Perfex, bem seca, levemente porém com firmeza.
Dado este polimento, a pintura está pronta para receber os decais.
2 — O ABC da aplicação dos decais foi ensinado por Fábio Dardes num artigo simples e claro, que acaba de ser re-publicado no CO-80/19.
Para ambos os carros, vale o artigo As inscrições dos carros de aço Budd, publicado há cerca de 1 ano no CO-64.
Observe que a distância entre as letras de "CENTRAL" é:
Procure posicionar o "T" no centro do carro.
Para os números, consulte as opções na tabela do CO-64.
A placa lateral embaixo da janela está, agora, cerca de 3 vezes maior do que deveria ser — pelo menos, para os protótipos brasileiros.
Para referência, verifique às páginas 14 a 16 do Catálogo Frateschi 89/90, onde os modelos dos carros restaurante e 1ª classe aparecem praticamente em tamanho real.
Alguns modelistas mais habilidosos poderão reduzir a placa lateral ao tamanho correto, utilizando uma micro-lima para modelar, no lugar, o relevo externo dos carros de aço.
Eu não enfrentei este detalhe.
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |