Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Antiga embalagem do depósito de locomotivas Frateschi, ainda com catenária e locomotiva importada
Antiga embalagem do depósito de locomotivas Frateschi, ainda com catenária e locomotiva importada

   

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Depósito de locomotivas ref. 1508


 
Flavio R. Cavalcanti

Lançado em 1968 [Notícia], o Depósito de Locomotivas também se enquadrou na filosofia de "acessórios para ferreomodelismo", com altura ajustada à linha de postes e catenárias para utilização com locomotivas elétricas importadas. Até os anos 1980, a embalagem mantinha a lembrança dessa época.

O aspecto modular era uma tônica da Frateschi — plataforma alongável, ponte para montagem múltipla, portal de túnel com largura variável, depósito de locomotivas que podia ser montado com o dobro do comprimento ou o triplo da largura.

Pode parecer óbvio, mas os kits Atma não eram assim. Para emendar duas plataformas, só cortando. E para obter uma plataforma adicional, só comprando outra estação completa.

O estilo construtivo — tal como na Estação de Passageiros, lançada 6 anos mais tarde — enveredou por uma linha de modernidade à européia, aliás compatível com o tipo de locomotivas européias aparentemente ao gosto da Frateschi, e que povoaram suas embalagens até meados dos anos 1980.

Atualizações do “Centro-Oeste”
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Diagrama de montagem do depósito de locomotivas para maquete de ferreomodelismo
Diagrama de montagem do depósito de locomotivas da Frateschi
Notícia | Depósito de locomotivas | Portal de túnel
Frateschi Trens Elétricos - Construções para maquetes
1500 - Postes telegráficos | 1501 - Ponte treliça metálica 165 mm | 1502 - Plataforma de estação | 1503 - Estação moderna
1507 - Pinheiros | 1508 - Depósito de locomotivas moderno | 1509 - Portal de túnel | 1510 - Ponte treliça metálica 330 mm
1511 - Rampa-kit | 1512 - Caixa d'água | 1513 - Casa popular tipo BNH | 1514 - Depósito de óleo diesel
1515 - Pontilhão metálico 220 mm | 1516 - Ponte metálica 220 mm | 1517 - Depósito locomotivas antigo
1518 - Cabine de sinalização antiga | 1519 - Estação Eng° Passos | 1520 - Ponte metálica treliça importada
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
Marcas da história do ferreomodelismo brasileiro
Metalma | Erka | A bitola O brasileira | Estrela | Atma | Frateschi | Pioneer | Modeltrem / Hobbylândia | Miniaturas Artesanais
MR Custom | LAF | Phoenix | GM Paint | Minitec | Herpa | MRZ Decais | Pinto Family | Decais do Carlão | Hobbytec
Produtores em atividade | Lojas e serviços
Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Pré-História & Priscas Eras | Cronologia 1945-1965 | Cronologia 1965-1969 | Acréscimos & correções
Pioneiro vendeu tudo para se estabelecer | Fiz minha primeira locomotiva sem saber que era "HO"
A bitola O brasileira | "Você é europeu ou americano?" | Brinquedos Frateschi | Ferreomodelismo Frateschi
Afinal, quem somos nós, os ferreomodelistas? | Publicações marcam períodos de expansão

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