Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Ilustração tosca das antigas embalagens da plataforma ferroviária de passageiros da Frateschi
Ilustração tosca das antigas embalagens da plataforma ferroviária de passageiros da Frateschi
  
  

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Plataforma ferroviária

Flavio R. Cavalcanti

Seguindo a aparente política de "modularidade" da Frateschi — inclusive na estratégia de comer o mingau pelas bordas, moduladamente —, a plataforma ferroviária tinha 330 mm de comprimento (= 2 retas Atma) e podia ser estendida para o tamanho que o ferreomodelista bem entendesse, conforme as dimensões e características de cada maquete — ao contrário do material Atma, cuja plataforma era inteiriça, e só podia ser ampliada pela compra de outra estação completa, com corte e perdas.

A cada módulo adicional, a plataforma cresceria... 165 mm.

A largura, de 58 mm, correspondia ao espaçamento lateral (centro a centro) entre "trilhos" paralelos, unidos por um par dos "desvios" — que a Frateschi iria lançar em 1979 (ver A geometria dos "trilhos" Frateschi).

Atualizações do “Centro-Oeste”
Ferreofotos | Ferrovias | Ferreomodelismo | Ferreoclipping | Bibliografia
 
Esquema de montagem da plataforma ferroviária da Frateschi para maquetes de ferreomodelismo
Esquema de montagem da plataforma ferroviária da Frateschi para maquetes de ferreomodelismo
Estações ferroviárias & ferreomodelos
Estação modernista Frateschi | Plataforma ferroviária (Lançamento) | Estação Frateschi estilo antigo
Antigo pátio de Ribeirão Preto | O novo pátio de Ribeirão Preto | As estações de Bratke para a Mogiana
Estação ferroviária Atma | Pátios & estações
Frateschi Trens Elétricos - Construções para maquetes
1500 - Postes telegráficos | 1501 - Ponte treliça metálica 165 mm | 1502 - Plataforma de estação | 1503 - Estação moderna
1507 - Pinheiros | 1508 - Depósito de locomotivas moderno | 1509 - Portal de túnel | 1510 - Ponte treliça metálica 330 mm
1511 - Rampa-kit | 1512 - Caixa d'água | 1513 - Casa popular tipo BNH | 1514 - Depósito de óleo diesel
1515 - Pontilhão metálico 220 mm | 1516 - Ponte metálica 220 mm | 1517 - Depósito locomotivas antigo
1518 - Cabine de sinalização antiga | 1519 - Estação Eng° Passos | 1520 - Ponte metálica treliça importada
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
As escalas da Frateschi
G-12 | G-22U | G-22CU | FA-1 | Consolidation | U-20C | U-5B
Vagão Tremonha | Carros Budd | Motores & motores
Marcas da história do ferreomodelismo brasileiro
Metalma | Erka | A bitola O brasileira | Estrela | Atma | Frateschi | Pioneer | Modeltrem / Hobbylândia | Miniaturas Artesanais
MR Custom | LAF | Phoenix | GM Paint | Minitec | Herpa | MRZ Decais | Pinto Family | Decais do Carlão | Hobbytec
Produtores em atividade | Lojas e serviços
Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Pré-História & Priscas Eras | Cronologia 1945-1965 | Cronologia 1965-1969 | Acréscimos & correções
Pioneiro vendeu tudo para se estabelecer | Fiz minha primeira locomotiva sem saber que era "HO"
A bitola O brasileira | "Você é europeu ou americano?" | Brinquedos Frateschi | Ferreomodelismo Frateschi
Afinal, quem somos nós, os ferreomodelistas? | Publicações marcam períodos de expansão
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
Manual Atma CA | Manual Atma CC | Sport Modelismo | EFOM | Informativo Frateschi | Apontamentos
Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
Catálogo Miniaturas Artesanais | Catálogo Model / Hobbylândia | Catálogo History | Ferrovia | Revista Ferroviária
Revista Brasileira de Ferreomodelismo | Informativo AFRJ | Escala Dupla | Escala UMM | Composição
Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade