Indústrias Reunidas Frateschi, 1977
|
Em 1977, as recém-lançadas locomotivas G12 da Frateschi estavam muito longe do desempenho e suavidade agora obtidos com o padrão de exportação para os EUA — motor helicoidal, volantes de inércia, novos cardãs, redutor fechado por baixo etc.
As locomotivas G12 da época utilizavam motor Oxford para autorama — ignoro se ainda alojado no tanque de combustível (embaixo do chassi). Observe o raio mínimo recomendado.
O truque dianteiro tinha rodas livres, metálicas, para captação de energia; enquanto as rodas traseiras tinham aros de borracha para dar aderência no esforço de tração.
Eis o texto do folheto que acompanhava o ferreomodelo em 1977, guardado no acervo do José Emílio Buzelin:
Modelo em escala HO da locomotiva diesel-elétrica G12 da General Motors – Electro Motive DivisionCaracterísticas: – Voltagem máxima 12 Volts – Corrente Contínua – Mínimo raio de curvatura 720 mm – Peso próprio 300 gramas Instruções1 – Amaciamento Durante as primeiras 5 horas de funcionamento não use a força nem a velocidade totais da locomotiva. Contente-se com um número reduzido de vagões (aproximadamente 5 vagões) a fim de que os diversos componentes mecânicos se adaptem entre si. 2 – Desmontagem para manutenção Carcaça de plástico – Solte o parafuso situado na parte superior da locomotiva e os 4 arames inseridos na cabine. Truque coletor de corrente – Solte o parafuso que o prende pelo centro, por baixo do chassis. Motor elétrico – Solte os 2 parafusos que o fixam ao chassis através da chapa dobrada em ângulo reto. Truque motor – Puxe para fora, com um alicate de bico, os 2 pinos encaixados com pressão, no truque, por cima do chassis. Eixo do sem-fim – Solte os 4 parafusos que prendem as 2 chapas de fixação dos mancais de bronze. 3 – Lubrificação Limpe e lubrifique periodicamente a sua locomotiva. Os pontos de lubrificação mais importantes são: – Mancais de bronze do eixo do sem-fim – Mancais de bronze do motor – Sem-fim e sua engrenagem – Engrenagens – 4 mancais das rodas motoras – 4 mancais das rodas de latão. Utilize sempre óleo fino de máquina de costura ou vaselina, que é bastante eficiente. 4 – Cuidados a observar Evite funcionar sobre toalhas, principalmente sobre tapetes. Fios de cabelo, de tecidos ou poeira podem ir se acumulando na transmissão, causando diminuição de rendimento e maior aquecimento do motor. Motor super-aquecido e ruído excessivo são sintomas de falta de lubrificação. Periodicamente limpe as rodas de latão pois as mesmas vão se enegrecendo pela poeira. Isto provocará mau-contato entre roda e trilho, e a locomotiva perderá sua performance de funcionamento. Quando notar qualquer irregularidade não hesite em procurar uma oficina especializada que, além da técnica, possui ferramentas adequadas e peças para reposição. Apreciaríamos imensamente receber seus comentários sobre essa locomotiva. Recebidos com prazer, serão alvos de nossa maior atenção, com o fito de aprimorar cada vez mais o nosso produto. A indústria nacional pode fazer muito por você. Colabore com ela. |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |