Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Antiga embalagem do portal de túnel para maquete de ferreomodelismo, ainda com catenária e uma locomotiva importada
Lançado em 1968 [Notícia], o Portal para Túnel ainda foi projetado na mesma filosofia de acessórios para ferreomodelismo que orientou originalmente a linha de postes e catenárias
para utilização com locomotivas elétricas de origem européia. Até meados dos anos 1980, a embalagem mantinha a lembrança dessa fase.
  

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Portal de túnel ferroviário


 
Flavio R. Cavalcanti

Seguindo a política de "modularidade" nas construções decorativas para maquetes, o portal de túnel Frateschi foi projetado para oferecer diversas opções de montagem — ferrovia simples, ferrovia dupla em túnel único, ferrovia dupla em túneis separados, além de diferentes disposições dos muros de arrimo laterais e superiores.

Não demorou para que um ferreomodelista utilizasse alguns desses muros de arrimo para formar um bueiro.

Devido à antiga linha de produção de postes e catenárias, a altura foi projetada para permitir a eletrificação. Até a década de 1980, a embalagem e os catálogos ainda exibiam uma foto antiga, com catenárias e uma locomotiva importada européia.

Esquema de montagem do portal de túnel para maquetes da Frateschi
Esquema de montagem do portal de túnel para maquetes da Frateschi
Notícia | Depósito de locomotivas | Portal de túnel
Frateschi Trens Elétricos - Construções para maquetes
1500 - Postes telegráficos | 1501 - Ponte treliça metálica 165 mm | 1502 - Plataforma de estação | 1503 - Estação moderna
1507 - Pinheiros | 1508 - Depósito de locomotivas moderno | 1509 - Portal de túnel | 1510 - Ponte treliça metálica 330 mm
1511 - Rampa-kit | 1512 - Caixa d'água | 1513 - Casa popular tipo BNH | 1514 - Depósito de óleo diesel
1515 - Pontilhão metálico 220 mm | 1516 - Ponte metálica 220 mm | 1517 - Depósito locomotivas antigo
1518 - Cabine de sinalização antiga | 1519 - Estação Eng° Passos | 1520 - Ponte metálica treliça importada
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
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As escalas da Frateschi
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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
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Pioneiro vendeu tudo para se estabelecer | Fiz minha primeira locomotiva sem saber que era "HO"
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