Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Foto da Ponte ferroviária Frateschi para maquete de ferreomodelismo, publicada na antiga revista Sport Modelismo
Foto da notícia de lançamento da primeira ponte Frateschi (ref. 1501), na revista "Sport Modelismo"

   

Frateschi na revista “Sport Modelismo
“Uma ponte brasileira em HO”


 
Sport Modelismo nº 7 — Nov. 1967

“Foi lançada pela firma Frateschi, que já é conhecida dos ferreomodelistas pelo seu sistema de catenárias, uma ponte em escala HO. É apresentada em kit plástico de fácil montagem.

“Seus pilares imitam concreto e vêm divididos em duas partes para facilidade de montagem dos mesmos nos inícios da ponte.

“A altura livre da ponte com pilar mede 46 mm e seu comprimento corresponde exatamente ao de um trilho Atma ref. 0206, ou 165 mm.

“Achamos muito interessante esse lançamento pois estava fazendo falta como acessório aos modelistas.

“Devemos ressaltar, com satisfação, que os detalhes são ótimos, em ambos os lados do plástico. A ponte é muito versátil quanto ao uso, podendo ser unidas várias delas para se obter uma ponte grande.

“Também sua altura pode ser variada, simplesmente cortando ou juntando os pilares. Fizemos para os leitores uma tabela que explica como cortar ou juntar pilares, para uma rampa até 62 mm que ultrapassa uma linha não eletrificada; ou até 82 mm para uma linha com catenária".

N.W.: São omitidos aqui os detalhes da complexa tabela de bases, pilares, meios-pilares, papelão etc. sugeridos pela Sport Modelismo (ver abaixo) para se obter aquilo que hoje conhecemos como "rampa-kit" — para elevação gradual da linha até uma altura desejada.

Pela ilustração abaixo fica claro que, além de imitar concreto — e não pedra, como hoje —, os pilares da época do lançamento apresentavam um formato diferente. Aliás, hoje não são propriamente pilares, mas "cabeceiras" de ponte, sem fechamento no quarto lado (FRC).

   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

Base da ponte ferroviária Frateschi na época do lançamento
Ilustração dos pilares originais da primeira ponte Frateschi, publicada na "Sport Modelismo"

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreosfera

   

Frateschi na revista “Sport Modelismo
Fac-simile da notícia do lançamento
na Sport Modelismo em 1967


 
Sport Modelismo nº 7 — Nov. 1967
Fac-simile da notícia de lançamento da ponte ferroviária da Frateschi para maquetes de ferreomodelismo, em 1967
Fac-simile da notícia de lançamento da ponte ferroviária ref. 1501 da Frateschi para maquetes de ferreomodelismo, em 1967
Ponte metálica 165 mm, ref. 1501 | Notícia
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
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1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
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