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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Estação ferroviária moderna
Flavio R. Cavalcanti
Lançada em 1974, a Estação ferroviária de Passageiros seguiu o mesmo
estilo construtivo do Depósito de Locomotivas (de 6 anos antes), tendendo
para o europeu moderno.
O mesmo estilo modernista da estação ferroviária da ex-Cia. Mogiana de Estradas de Ferro em Ribeirão Preto, projetada por Bratke e construída dentro do reaparelhamento promovido por JK para atender à nova capital no planalto.
A foto da embalagem deve ser posterior ao lançamento, uma vez que a
locomotiva G-12 (note a cor básica injetada no plástico) surgiu
no ano seguinte, 1975.
Também é curioso o código de referência 1503, já
que os códigos ref. 1501 e 1502 foram utilizados em lançamentos
de 1967 — sete anos antes.
Na Cronologia do Ferreomodelismo no Brasil (I),
observe a informação sobre 1965:
Segundo retrospectiva publicada bem mais tarde, no IF-10
(out-1980), foi em 1965 que a Frateschi começou a "dar alguma atenção
ao modelismo ferroviário", por incentivo de Alfredo Lupatelli. "A primeira
linha de produtos foi um conjunto de postes e catenárias para eletrificação
de linhas para locomotivas elétricas", diz a breve retrospectiva. Celso
Frateschi parece que não gosta de falar sobre essa produção, iniciada
em 1965, e seu TUE de subúrbio, até hoje, não dispõe de uma rede aérea.
Até meados dos anos 1980 — duas décadas mais tarde —, locomotivas elétricas
européias, com pantógrafo, ainda serão vistas nas fotos ilustrativas
dos kits Frateschi, bem como em seus catálogos. Por volta de 1986, foram
produzidas novas fotos para os kits e o catálogo, eliminando a rede
aérea e as locomotivas elétricas européias.
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