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Antiga embalagem da estação ferroviária da Frateschi, ainda com a locomotiva G12 sem pintura fosca, e com vagões importados ao fundo
Antiga embalagem da primeira estação ferroviária da Frateschi, ainda com a locomotiva G12 sem pintura fosca, e com vagões importados, ao fundo
 
  

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Estação ferroviária moderna

Flavio R. Cavalcanti

Lançada em 1974, a Estação ferroviária de Passageiros seguiu o mesmo estilo construtivo do Depósito de Locomotivas (de 6 anos antes), tendendo para o europeu moderno.

O mesmo estilo modernista da estação ferroviária da ex-Cia. Mogiana de Estradas de Ferro em Ribeirão Preto, projetada por Bratke e construída dentro do reaparelhamento promovido por JK para atender à nova capital no planalto.

A foto da embalagem deve ser posterior ao lançamento, uma vez que a locomotiva G-12 (note a cor básica injetada no plástico) surgiu no ano seguinte, 1975.

Também é curioso o código de referência 1503, já que os códigos ref. 1501 e 1502 foram utilizados em lançamentos de 1967 — sete anos antes.

Na Cronologia do Ferreomodelismo no Brasil (I), observe a informação sobre 1965:

Segundo retrospectiva publicada bem mais tarde, no IF-10 (out-1980), foi em 1965 que a Frateschi começou a "dar alguma atenção ao modelismo ferroviário", por incentivo de Alfredo Lupatelli. "A primeira linha de produtos foi um conjunto de postes e catenárias para eletrificação de linhas para locomotivas elétricas", diz a breve retrospectiva. Celso Frateschi parece que não gosta de falar sobre essa produção, iniciada em 1965, e seu TUE de subúrbio, até hoje, não dispõe de uma rede aérea. Até meados dos anos 1980 — duas décadas mais tarde —, locomotivas elétricas européias, com pantógrafo, ainda serão vistas nas fotos ilustrativas dos kits Frateschi, bem como em seus catálogos. Por volta de 1986, foram produzidas novas fotos para os kits e o catálogo, eliminando a rede aérea e as locomotivas elétricas européias.

Diagrama de montagem da estação ferroviária para maquete de ferreomodelismo
Diagrama de montagem da primeira estação ferroviária da Frateschi, em estilo moderno
Kit da primeira estação ferroviária Frateschi, ainda na caixa original
Raridade: um kit da primeira estação ferroviária Frateschi, ainda na caixa original, cedida ao Juliano Zambrota pelo saudoso sr. Braz.
Só mais tarde os kits passaram a ser embalados em saquinhos plásticos para pendurar em mostruários
Estações ferroviárias & ferreomodelos
Estação modernista Frateschi | Plataforma ferroviária (Lançamento) | Estação Frateschi estilo antigo
Antigo pátio de Ribeirão Preto | O novo pátio de Ribeirão Preto | As estações de Bratke para a Mogiana
Estação ferroviária Atma | Pátios & estações
Frateschi Trens Elétricos - Construções para maquetes
1500 - Postes telegráficos | 1501 - Ponte treliça metálica 165 mm | 1502 - Plataforma de estação | 1503 - Estação moderna
1507 - Pinheiros | 1508 - Depósito de locomotivas moderno | 1509 - Portal de túnel | 1510 - Ponte treliça metálica 330 mm
1511 - Rampa-kit | 1512 - Caixa d'água | 1513 - Casa popular tipo BNH | 1514 - Depósito de óleo diesel
1515 - Pontilhão metálico 220 mm | 1516 - Ponte metálica 220 mm | 1517 - Depósito locomotivas antigo
1518 - Cabine de sinalização antiga | 1519 - Estação Eng° Passos | 1520 - Ponte metálica treliça importada
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
Marcas da história do ferreomodelismo brasileiro
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Produtores em atividade | Lojas e serviços
Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Pré-História & Priscas Eras | Cronologia 1945-1965 | Cronologia 1965-1969 | Acréscimos & correções
Pioneiro vendeu tudo para se estabelecer | Fiz minha primeira locomotiva sem saber que era "HO"
A bitola O brasileira | "Você é europeu ou americano?" | Brinquedos Frateschi | Ferreomodelismo Frateschi
Afinal, quem somos nós, os ferreomodelistas? | Publicações marcam períodos de expansão
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