Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Cabine de controle de pátio ferroviário para maquetes de ferreomodelismo, da Frateschi Trens Elétricos, retratando a torre do antigo pátio de Ribeirão Preto
Cabine de controle de pátio ferroviário para maquetes de ferreomodelismo, da Frateschi Trens Elétricos, retratando a torre do antigo pátio de Ribeirão Preto

Ferreomodelismo

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• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

   

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Cabine de controle estilo antigo


 
Flavio R. Cavalcanti - 17 Dez. 2014

Embora tenha sido lançada com uma placa de “Rib. Preto”, ainda não encontrei indicação de que a cabine de sinalização ref. 1518 Frateschi reflita um protótipo histórico de Ribeirão.

A belíssima foto da embalagem (acima) ilustrou o cartão de Natal da Frateschi em 1990, — que recortei e publiquei no Centro-Oeste DC-9-10, especulando que “provavelmente” reproduziria a cabine do antigo pátio da Mogiana em Ribeirão Preto.

Desde Março, começaram a chegar notícias de que o novo kit decorativo para maquetes já estava nas lojas, juntamente com a locomotiva G12 Mogiana.

A mesma belíssima foto foi capa da RBF nº 8, datada de “Set. 1990 a Mar. 1991”, e postada nos Correios em 25 de Maio.

Ali, finalmente, a Frateschi anunciava oficialmente os novos lançamentos, começando pela cabine de sinalização. Porém, nas 20 linhas dedicadas à cabine, nenhuma palavra foi dita sobre o protótipo, nem sobre Ribeirão Preto, nem sobre Mogiana.

E acontece que a planta do antigo pátio ferroviário da Mogiana em Ribeirão Preto, — divulgado pela Frateschi no IF-3, — não apontava a existência de cabine de sinalização. Claro, poderia ter sido demolida, e a planta ser posterior.

Fica o fato de que a Frateschi não falou isso, nem publicou foto do protótipo, — e “Rib. Preto” é apenas uma abreviação: vaga, genérica.

Exorcizando fantasmas

Não se espera que uma construção em kit para decoração de maquetes corresponda a um protótipo histórico exato. Nesse ponto, o kit da estação ferroviária Engenheiro Passos é uma exceção.

Kits precisam atender

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Ferreoclipping

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Esquema de montagem da cabine ferroviária para maquetes de Ferreomodelismo, da Frateschi Trens Elétricos
Esquema de montagem da cabine ferroviária para maquetes de Ferreomodelismo, da Frateschi Trens Elétricos
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Frateschi Trens Elétricos - Construções para maquetes
1500 - Postes telegráficos | 1501 - Ponte treliça metálica 165 mm | 1502 - Plataforma de estação | 1503 - Estação moderna
1507 - Pinheiros | 1508 - Depósito de locomotivas moderno | 1509 - Portal de túnel | 1510 - Ponte treliça metálica 330 mm
1511 - Rampa-kit | 1512 - Caixa d'água | 1513 - Casa popular tipo BNH | 1514 - Depósito de óleo diesel
1515 - Pontilhão metálico 220 mm | 1516 - Ponte metálica 220 mm | 1517 - Depósito locomotivas antigo
1518 - Cabine de sinalização antiga | 1519 - Estação Eng° Passos | 1520 - Ponte metálica treliça importada
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
As escalas da Frateschi
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