Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Fachada urbana da estação ferroviária de Torrinha, sem a cobertura na entrada principal. À esquerda, a pia externa de cuba junto à plataforma.
Fachada urbana da estação ferroviária de Torrinha, sem a cobertura na entrada principal. À esquerda, a pia externa de cuba junto à plataforma.

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

  

Ferreosfera

  

   

Fepasa - Ferrovias Paulistas - 1986
Estação ferroviária Torrinha

Relatório Fepasa - Ferrovias Paulistas - 1986
Pesquisa e digitalização: Carlos E. Campanhã

A estação ferroviária Torrinha (TR), inaugurada em 1886. No relatório de 1986 da Fepasa era descrita como Estação, no Quilômetro 227,898 do trecho ferroviário Itirapina-Panorama, e estava Aberta.

Não são apresentados dados do fluxo de passageiros.

As propostas de manutenção, com conclusão das reformas, aparentemente referiam-se à utilização como área de lazer.

Também indica um processo de cessão da estação de Canela para o mesmo fim, embora na respectiva página proponha venda para demolição e retirada do material.

Torrinha TR
Tronco Itirapima - Panorama
Km 227,898
Categoria Estação
(Situação) Aberta
Estação – Tipo 5A. Em bom estado. Recém restaurada e pintada, faltando ainda alguns detalhes como os vidros da cobertura frontal. Foi inaugurada em 1886. Proposta: - Manter a conservação e restaurar os vidros frontais.
Inauguração 1886
Armazém: - Tipo A7P, tamanho 11 x 64 m. Necessitando pequenos reparos, principalmente pintura. Está vago. Propsta: - Agenciar a locação.
Casas – Existem 6, sendo todas ocupadas por funcionários. Todas em estado razoável, necessitando reformas. Proposta: - Manter a locação.
Município Torrinha
População 6537
Altitude 768 m
Processo: 1 – Cessão de área para lazer Situação: - Em rotina de disponibilidade.
Processo: 2 – Reforma e pintura da estação de Torrinha Situação: - Estação pintada.
Processo: 3 – Cessão da estação de Canela para implantação de Centro de lazer. Situação: - Aguardando elemento da UR3.
Fotos e informações da estação ferroviária de Torrinha no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas
   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Byteria

Estação ferroviária de Torrinha vista dos trilhos
Estação ferroviária de Torrinha vista dos trilhos, com ampla cobertura para o público
Plataforma coberta da estação ferroviária de Torrinha, vista dos trilhos. À direita, a escadaria de acesso à cidade. À esquerda, a cabine de controle e o armazém
Plataforma coberta da estação ferroviária de Torrinha, vista dos trilhos. À direita, a escadaria de acesso à cidade. À esquerda, a cabine de controle e o armazém
Estremidade coberta da plataforma de embarque da estação ferroviária de Torrinha
Estremidade coberta da plataforma de embarque da estação ferroviária de Torrinha
Cabine de controle da estação ferroviária de Torrinha, com o emblema da CP - Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Cabine de controle da estação ferroviária de Torrinha, com o emblema da CP - Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Cabines de sinalização
Paranapiacaba | Engenho Novo | Calçada | Santa Maria
Cruzeiro | Boituva | Governador Valadares | Metrô DF
Jaú | Nova Odessa | Louveira | Vinhedo | Torrinha | Aterrado
Cabine Frateschi | Cabine Atma | Cabine Atlas
Cabine em estireno | Cabine em madeira | Horizontal
Estações da UR3 Fepasa em 1986
Aterrado | Brotas | Campo Alegre | Canela | Dois Córregos | Espraiado | Lacerda Franco | Tabuleiro | Torrinha | Ventania
Inúbia Paulista | Lucélia
CPEF - Fepasa
Horário dos trens em 1949 | Regulamento de circulação de trens
Uma ferrovia modelo | A eletrificação | Elétricas | Numerações | Vapor
Alco PA2 | Os carros de aço | QC-3622 “Telecomunicações” | Vagão de água
Locomotivas | Museu da Companhia Paulista | A última pintura | A rota do trigo
Iniciativa privada investe para usar ferrovias | Transcontinental do Mercosul
Manobra militar | A "sena" de locomotivas
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 | 1907 | 1898 | Estações: 1986 | 1982 | 1960
Estações ferroviárias em 1960
Norte
EFMM | EF Tocantins | EF de Bragança
Nordeste
EFSLT | EF Central do Piauí | RVC | EF Mossoró | EF Mossoró-Souza | EF Sampaio Correia | RFN
Leste
VFFLB | EF Nazaré | EF Ilhéus | EF Bahia e Minas
Sudeste
EFVM | EF Leopoldina | EF Maricá | EFCB | EFCJ | RMV | CMEF | EFS | CPEF | EF Araraquara
Sul
RVPSC | EF Central do Paraná | EF Santa Catarina | EFDTC | VFRGS (1930)
Centro-Oeste
EFG | EF NoB
Ferrovias e articulações | Nomes anteriores, incorporação

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade