Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Cabine de controle e estação ferroviária de Aterrado, no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Cabine de controle e estação ferroviária de Aterrado, no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas

  

Ferrovias

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreosfera

   

Fepasa - Ferrovias Paulistas - 1986
Estação ferroviária Aterrado


 
Relatório Fepasa - Ferrovias Paulistas - 1986
Pesquisa e digitalização: Carlos E. Campanhã

A estação ferroviária Aterrado (WF), inaugurada em 1901, já tinha perdido esta função. No relatório de 1986 da Fepasa era descrita como simples Parada ou Estribo, no Quilômetro 198,042 do trecho ferroviário Itirapina-Panorama, e estava Fechada: o trem não parava ali, nem havia estatística de fluxo de passageiros em 1983 / 1984. Também não havia armazém, a cabine de controle não tinha uso, e mesmo suas 5 casas estavam vazias.

"Abandonada. Em mau estado. Portas e equipamentos destruídos, janelas danificadas. Faltam telhas na cobertura".

A proposta da equipe, tanto para a estação quanto para as 5 casas: "Venda para demolição e retirada do material".

Aterrado WF
Tronco Itirapima - Panorama
Km 198,042
Categoria PE
(Situação) Fechada
Estação – Tipo 4A. Abandonada. Em mau estado. Portas e equipamentos destruídos, janelas danificadas. Faltam telhas na cobertura. Foi inaugurada em 1901. Proposta: - Propõe-se a venda, para demoição e retirada do material.
Inauguração 1901
Armazém: Não há.  
Casas – Existem 5, todas vagas e abandonadas, em mau estado. Propõe-se a venda, para demolição e retirada do material.
Observações: - O trem não faz parada.  
Página de informações sobre a estação ferroviária de Aterrado, no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Página de informações sobre a estação ferroviária de Aterrado,
no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas
   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

Prédio da estação ferroviária de Aterrado, no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Prédio da estação ferroviária de Aterrado, no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Casas da estação ferroviária de Aterrado, no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Casas da estação ferroviária de Aterrado, no relatório de 1986 da Fepasa - Ferrovias Paulistas
Cabines de sinalização
Paranapiacaba | Engenho Novo | Calçada | Santa Maria
Cruzeiro | Boituva | Governador Valadares | Metrô DF
Jaú | Nova Odessa | Louveira | Vinhedo | Torrinha | Aterrado
Cabine Frateschi | Cabine Atma | Cabine Atlas
Cabine em estireno | Cabine em madeira | Horizontal
Estações da UR3 Fepasa em 1986
Aterrado | Brotas | Campo Alegre | Canela | Dois Córregos | Espraiado | Lacerda Franco | Tabuleiro | Torrinha | Ventania
Inúbia Paulista | Lucélia
CPEF - Fepasa
Horário dos trens em 1949 | Regulamento de circulação de trens
Uma ferrovia modelo | A eletrificação | Elétricas | Numerações | Vapor
Alco PA2 | Os carros de aço | QC-3622 “Telecomunicações” | Vagão de água
Locomotivas | Museu da Companhia Paulista | A última pintura | A rota do trigo
Iniciativa privada investe para usar ferrovias | Transcontinental do Mercosul
Manobra militar | A "sena" de locomotivas
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 | 1907 | 1898 | Estações: 1986 | 1982 | 1960
Estações ferroviárias em 1960
Norte
EFMM | EF Tocantins | EF de Bragança
Nordeste
EFSLT | EF Central do Piauí | RVC | EF Mossoró | EF Mossoró-Souza | EF Sampaio Correia | RFN
Leste
VFFLB | EF Nazaré | EF Ilhéus | EF Bahia e Minas
Sudeste
EFVM | EF Leopoldina | EF Maricá | EFCB | EFCJ | RMV | CMEF | EFS | CPEF | EF Araraquara
Sul
RVPSC | EF Central do Paraná | EF Santa Catarina | EFDTC | VFRGS (1930)
Centro-Oeste
EFG | EF NoB
Ferrovias e articulações | Nomes anteriores, incorporação

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade