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Cabine de sinalização da Calçada, com trem-unidade elétrico estacionado ao fundo
Cabine de sinalização automática nº 1 da Calçada, com um TUE estacionado ao fundo. Pode-se observar que os trilhos são mais pesados, soldados eletricamente,
os dormentes são de concreto e a rede aérea é padrão, 3.000V CC, e estão em bom estado de conservação. A linha é dupla até o subúrbio de Paripe, no km 14,7,
e totalmente eletrificada

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Trem suburbano de Salvador
Sinalização e controle


 
Alexandre Santurian — 24 Fev. 1992

No trecho Salvador - Lobato a sinalização é semi-automática, com o pátio da Calçada e a entrada do Lobato dotados de chaves de intertravamento do tipo elétrico e interligados por uma seção de bloqueio semi-automático, com sinaleiros anões para os pátios e sinaleiros altos nas linhas principais.

A sinalização do trecho Calçada - Lobato é realizada através de um operador na cabine de sinalização da Calçada e outro na pequeníssima cabine do Lobato.

Desta última estação até Paripe os trens são licenciados por telégrafo em código Morse e pelo sistema de talão, com troca deste último em Periperi.

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Trem-unidade e sinaleiros-anões no pátio ferroviário da estação da Calçada, em 1992
Parte do pátio ferroviário da estação da Calçada vista de uma janela da cabine de sinalização, com um TUE em primeiro plano formado por 2 carros-motores ACF e 2 carros-reboque Pidner, chegando de Paripe. Note os sinaleiros-anões dispostos pelo pátio. À esquerda vemos um vagão PND usado para a capina química da via permanente (erradicação de ervas daninhas). Mais ao fundo, à esquerda, parte da antiga rotunda das locomotivas a vapor, construída em 1941 e hoje desativada
Cabines de sinalização
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Jaú | Nova Odessa | Louveira | Vinhedo | Torrinha | Aterrado
Cabine Frateschi | Cabine Atma | Cabine Atlas
Cabine em estireno | Cabine em madeira | Horizontal
O trem suburbano de Salvador (1992)
Trens | Estações | Trilhos | Sinalização | Mapa
—=«o»=—
2003: U8B 2190 | ACF-Pidner | 2008: Kawasaki-Toshiba
CBTU: 1988-2005 | Recuperação
CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos
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