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Trem-unidade elétrico dos subúrbios de Salvador entrando no pátio ferroviário da estação da Calçada
Trem-unidade elétrico dos subúrbios de Salvador entrando no pátio ferroviário da estação da Calçada

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Trem suburbano de Salvador
Os trens-unidade elétricos


 
Alexandre Santurian — 24 Fev. 1992

O material rodante do trem suburbano de Salvador é formado por:

  • 18 carros-motores GE / ACF (American Car & Foundry), construídos nos Estados Unidos em 1962. Cada um possui 2 cabines para o maquinista, 2 pantógrafos, comprimento de 17,8 m e largura de 2,8 m, numerados E-101 a E-118. Cerca de 9 destes carros vieram da SR2 RFFSA no início dos anos 80 para reforçar o sistema suburbano de Salvador.

  • 31 carros-reboque Pidner

Até o início do ano passado, os trens de subúrbio eram formados por 2 carros-motores e 3 carros-reboque, num total de 5 carros por composição. Em virtude da fadiga do material rodante e para não forçar os motores de tração, os trens hoje possuem 2 carros-reboque, cada.

Como somente 6 carros-motores rodam simultaneamente no sistema, teoricamente restam 12 em reserva. Vários realmente estão sendo reformados, mas com as mesmas características técnicas e com muita lentidão. Faltam peças de reposição e recursos para acelerar estas reformas, e os trens rodam como podem.

  • Lotação por carro: 250 passageiros

  • Velocidade média comercial: 35 km/h

  • Tempo de viagem média Calçada-Paripe e vice-versa: 25 minutos

  • Intervalo mínimo entre trens: 20 minutos

  • Intervalo máximo entre trens:30 minutos

A manutenção do material rodante é feita nos depósitos do pátio da Calçada, que carecem de reformas e modernização em suas instalações e equipamentos. Pude apurar que nos tempos da VFFLB a manutenção era muito mais rigorosa e criteriosa. As oficinas de Periperi, hoje pequenas, ainda pertencem à RFFSA e serão entregues à CBTU ainda este ano, visto que a manutenção de locos e vagões da SR-7 está sendo transferida para as duas oficinas existentes em Alagoinhas.

O sistema de trens suburbanos de Salvador também é apoiado por 5 locomotivas diesel-elétricas U8B GE / USA, para o caso de panes no sistema elétrico ou defeitos nos carros-motores.

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Trem-unidade elétrico saindo do pátio da Calçada em direção ao subúrbio de Paripe
TUE saindo do pátio da Calçada em direção ao subúrbio de Paripe. Podemos observar que não existem surfistas ferroviários em Salvador. Entretanto, vários passageiros provocam a quebra dos sistemas automáticos de abertura e fechamento das portas, simplesmente calçando-as com os pés
Carro-motor ACF nº E-112 no interior do antigo depósito de locomotivas elétricas da Calçada, em Salvador, em trabalhos de manutenção
Carro-motor ACF nº E-112 no interior do antigo depósito de locomotivas elétricas da Calçada, em Salvador, em trabalhos de manutenção
Carro-motor ACF nº E-117 em fase final de reforma, estacionado no lado de fora da antiga oficina de locomotivas elétricas da Calçada
Carro-motor ACF nº E-117 em fase final de reforma, estacionado no lado de fora da antiga oficina de locomotivas elétricas da Calçada. As reformas são muito lentas na CBTU / STU Salvador em virtude da crônica escassez de peças sobressalentes e recursos financeiros
O trem suburbano de Salvador (1992)
Trens | Estações | Trilhos | Sinalização | Mapa
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