|
|
Trens e Ferrovias do Norte e Nordeste
|
|
Em 1º de dezembro de 2005, a CBTU encerrou suas atividades em Salvador e a operação dos trens de subúrbio foi assumida pela CTS (Companhia de Transportes de Salvador), do governo municipal, que passou a introduzir várias mudanças.
Consequentemente, na viagem de fevereiro de 2007 observei que a maioria das composições já exibia uma pintura tipo “grafitagem”.
Um ano depois, já circulavam na CTS dois trens elétricos recentemente reformados, de fabricação “Kawasaki-Toshiba”, que inicialmente pertenceram à Estrada de Ferro Sorocabana.
Os trens “novos” ficaram muito bonitos e rodam mais suavemente que as composições antigas.
Trechos da linha estavam em manutenção e estações continuavam sendo reformadas ou, em alguns casos, praticamente reconstruídas.
Um terceiro “trem japonês” entrou em operação pouco tempo após a nossa visita.
No dia 4 de fevereiro de 2008 estava circulando o “trem japonês” n.º 1, formado pelos carros 001C (reboque), 001T (motor) e 001S (reboque), enquanto o trem n.º 2 (carros 002C, 002T e 002S) estava estacionado.
Em 7 de fevereiro, o trem n.º 2 estava rodando e o trem n.º 1 estava estacionado.
Também estava em tráfego uma composição antiga, formada pelos carros E-109 (ACF, pintura CBTU Salvador), UC 8763-9D (“Pidner”, pintura CBTU Salvador) e E-101 (ACF, grafitado, no dia 4 Fev.) ou E-111 (ACF, grafitado, em 7 Fev.).
Ferreofotos Estação Aimorés - Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Rotunda de S. João del Rei - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |