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Locomotiva Alco RS8 nº 6005 da CBTU Recife tracionando o trem da linha do Cabo de Santo Agostinho em 2003
Locomotiva Alco RS8 nº 6005 da CBTU Recife tracionando o trem da linha do Cabo de Santo Agostinho em 2003

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Trens e Ferrovias do Norte e Nordeste
Trem diesel CBTU Recife
Linha do Cabo de Santo Agostinho


 
Charles de Freitas - São João da Boa Vista (SP)
Fotos: Charles de Freitas e Luciana de Almeida
Este material foi divulgado nas listas de discussão em 2008
e revisado a seguir para publicação na revista "Trens & Ferrovias"

Em Pernambuco, além das linhas de bitola larga e eletrificadas, há um trecho de bitola métrica operado pela CBTU com trens de tração diesel-elétrica, ligando a Estação Curado (servida pelos trens elétricos da linha Recife–Camaragibe) à cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE). Fizemos este percurso em cerca de 50 minutos em setembro de 2003. Nesse trecho, as composições são formadas por locomotivas ALCO RS-8, como em Alagoas, e carros reboque “Pidner”, como em Salvador.

Em setembro de 2003 circulavam em revezamento as locomotivas 6003, 6004, 6005 e 6011, todas com a pintura exclusiva da CBTU pernambucana. Os carros estavam organizados em duas composições diferentes: UC 8712-4C – UC 8709-1C – UC 8701-9C; e UC 8706-0C – UC 8797-3C – UC 8708-6C.

   

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Locomotiva Alco RS8 nº 6011 da CBTU Recife
Locomotiva Alco RS8 nº 6011 da CBTU Recife
Carro reboque Pidner da linha do Cabo de Santo Agostinho da CBTU Recife
Carro reboque Pidner da linha do Cabo de Santo Agostinho da CBTU Recife
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