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Locomotiva Alco RS8 nº 6005 da CBTU Recife tracionando o trem da linha do Cabo de Santo Agostinho em 2003
Locomotiva Alco RS8 nº 6005 da CBTU Recife tracionando o trem da linha do Cabo de Santo Agostinho em 2003

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Trens e Ferrovias do Norte e Nordeste
Trem diesel CBTU Recife
Linha do Cabo de Santo Agostinho


 
Charles de Freitas - São João da Boa Vista (SP)
Fotos: Charles de Freitas e Luciana de Almeida
Este material foi divulgado nas listas de discussão em 2008
e revisado a seguir para publicação na revista "Trens & Ferrovias"

Em Pernambuco, além das linhas de bitola larga e eletrificadas, há um trecho de bitola métrica operado pela CBTU com trens de tração diesel-elétrica, ligando a Estação Curado (servida pelos trens elétricos da linha Recife–Camaragibe) à cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE). Fizemos este percurso em cerca de 50 minutos em setembro de 2003. Nesse trecho, as composições são formadas por locomotivas ALCO RS-8, como em Alagoas, e carros reboque “Pidner”, como em Salvador.

Em setembro de 2003 circulavam em revezamento as locomotivas 6003, 6004, 6005 e 6011, todas com a pintura exclusiva da CBTU pernambucana. Os carros estavam organizados em duas composições diferentes: UC 8712-4C – UC 8709-1C – UC 8701-9C; e UC 8706-0C – UC 8797-3C – UC 8708-6C.

   

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Locomotiva Alco RS8 nº 6011 da CBTU Recife
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Carro reboque Pidner da linha do Cabo de Santo Agostinho da CBTU Recife
Carro reboque Pidner da linha do Cabo de Santo Agostinho da CBTU Recife
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