Trens e Ferrovias do Norte e Nordeste
Trem diesel
CBTU
Recife
Linha do Cabo de Santo Agostinho em 2003
Charles de Freitas - S. João da Boa Vista (SP)
Fotos: Charles de Freitas e Luciana de Almeida
Este material foi divulgado nas listas de discussão em 2008
e
revisado a seguir para publicação na revista "Trens & Ferrovias"
Em Pernambuco, além das linhas de bitola larga e eletrificadas, há um trecho de bitola métrica operado pela CBTU com
trens de tração diesel-elétrica, ligando a Estação Curado (servida pelos trens elétricos da linha
Recife–Camaragibe) à cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE).
Fizemos este percurso em cerca de 50 minutos em setembro de 2003.
Nesse
trecho, as composições são formadas por locomotivas ALCO RS-8, como em Alagoas, e carros reboque “Pidner”, como em Salvador.
Em setembro de 2003 circulavam em revezamento as locomotivas 6003, 6004, 6005 e 6011, todas com a pintura exclusiva da CBTU pernambucana.
Os carros estavam organizados em duas composições diferentes: UC 8712-4C – UC 8709-1C – UC 8701-9C; e UC 8706-0C – UC 8797-3C
– UC 8708-6C.
Carro reboque Pidner da linha do Cabo de Santo Agostinho da CBTU Recife
|