Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Carro motor n° 031 (Trem n° 3, carro n° 1), original, fotografado nas Oficinas de Cavaleiro, em Jaboatão de Guararapes
Carro motor n° 031 (Trem n° 3, carro n° 1), original, fotografado nas Oficinas de Cavaleiro, em Jaboatão de Guararapes

Ferreofotos

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Ferrovias

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Trens e Ferrovias do Norte e Nordeste
Trens do Metrô do Recife - MetroRec
e CBTU - Cia. Brasileira de Trens Urbanos

Charles de Freitas - S. João da Boa Vista (SP)
Fotos: Charles de Freitas e Luciana de Almeida
Este material foi divulgado nas listas de discussão em 2008
e revisado a seguir para publicação na revista "Trens & Ferrovias"

Em 14 de setembro de 2003, pegamos o trem elétrico na Estação Recife e viajamos pela linha principal até Camaragibe (PE), num percurso de cerca de 35 minutos.

É nesta linha, duplicada e de bitola de 1,60 m, que fica a Estação Rodoviária, tornando Recife a única Capital do Nordeste em que há integração de trem com ônibus intermunicipal e interestadual num mesmo terminal.

De Camaragibe retornamos um pouco até a Estação Coqueiral, onde há uma bifurcação e começa a linha, também de bitola larga, duplicada e eletrificada, que vai até Jaboatão dos Guararapes (PE). O trajeto Coqueiral–Jaboatão foi feito em apenas 10 minutos.

Excepcionalmente, o preço da passagem do trem elétrico de Pernambuco é mais caro do que as tarifas habitualmente cobradas pela CBTU (em março de 2008, uma passagem nesse sistema custava R$ 1,30).

A METROREC opera em Pernambuco 25 trens elétricos de fabricação “Santa Matilde”, com quatro carros cada um, sendo motorizadas apenas as unidades das extremidades (carro “1” e carro “4”). Desse modo, por exemplo, o trem número 1 é formado pelos carros “011” (significando “trem 01, carro 1”), “012”, “013” e “014”; o trem 25 é composto pelos carros “251” (“trem 25, carro 1”), “252”, “253” e “254”.

Para a execução dos serviços de manutenção nas linhas de bitola larga (eletrificadas), há duas locomotivas diesel-elétricas GE U-6B, a n.° 3051 e a “LO-02”.

Na viagem de fevereiro de 2004, ficamos sabendo que alguns trens elétricos estavam sendo reformados e “climatizados” pela “Siemens”, ganhando pintura nova.

Em abril de 2006, pude conhecer um pequeno trecho da nova Linha Sul (eletrificada e duplicada), que ainda está em fase de implantação. Da Estação Joana Bezerra (na linha principal) até a nova Estação Imbiribeira, a curta viagem levou apenas cinco minutos. Alguns trens elétricos reformados (n.º 6, n.º 7, n.º 10 e n.º 14, naquela altura) já estavam em pleno funcionamento, mas restritos à linha principal (Recife–Camaragibe).

Pouco tempo depois de nossa última ida a Pernambuco (na chuvosa Semana Santa de 2008), mais duas estações da Linha Sul foram inauguradas (o trecho em operação termina agora na Estação Shopping). Outras deverão entrar em atividade ainda em 2008, incluindo a do Aeroporto dos Guararapes, o que tornará Recife a única cidade do país onde o aeroporto e a rodoviária estarão interligados por ferrovia.

   

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Carro motor n° 101 (Trem n° 10, carro n° 1), reformado, fotografado nas Oficinas de Cavaleiro, em Jaboatão de Guararapes
Carro motor n° 101 (Trem n° 10, carro n° 1), reformado, fotografado nas Oficinas de Cavaleiro, em Jaboatão de Guararapes
Locomotiva U6B n° 3051, fotografada nas Oficinas de Cavaleiro, em Jaboatão de Guararapes
Locomotiva U6B n° 3051, fotografada nas Oficinas de Cavaleiro, em Jaboatão de Guararapes
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