Trens e Ferrovias do Norte e Nordeste
Locomotivas da
FCA
na Bahia
em 2006 e 2008
Charles de Freitas - S. João da Boa Vista (SP)
Fotos: Charles de Freitas e Luciana de Almeida
Este material foi divulgado nas listas de discussão em 2008
e
revisado a seguir para publicação na revista "Trens & Ferrovias"
Em março de 2006, só encontrei máquinas GE U-20C na região de São Félix e Cachoeira.
Fui informado
de que as locomotivas mais fracas (U-8B, U-10B, U-12B e U-13B) haviam sido retiradas dali e concentradas nos trechos Candeias–Juazeiro e Candeias–Aracaju.
Não foi muito animador sair de São João da Boa Vista, onde só passa U-20C, para encontrar na Bahia mais locomotivas
do mesmo modelo…
Quando voltamos a Cachoeira em fevereiro de 2008, observamos que a
FCA
havia finalmente eliminado a “manobra” que os trens eram obrigados
a fazer para chegar a São Félix, do outro lado do Rio Paraguaçu.
A linha em “Y” foi cortada e abandonada e os trens já
tinham acesso direto à ponte “Dom Pedro II”, a partir de um novo trecho em curva construído dentro da estrutura da estação
de Cachoeira.
Em Alagoinhas (BA), no dia 6-2-2008, reencontramos as U-13B da FCA. Naquela altura, segundo nos disseram, as U-8B e U-10B haviam sido relegadas
aos pátios, o que dificultou a sua “caça”.
«» ª … •’ — “”
|