Socorro de um curioso acidente ocorrido próximo à estação de Cachoeiro de Itapemirim em Jul. 1992:
A veterana GE U13B nº 2432 da RFFSA (ex-EFL nº 2341) parece ter “escorregado” por uma das linhas junto ao depósito de locomotivas, acabando por demolir um muro e indo cair sobre a calçada.
Como a posição em que a locomotiva ficou era praticamente tangencial ao histórico girador de locomotivas construído em 1903, quando a turma de socorro da SR-8 chegou com seu moderno Orton de 125 t, não restava dúvidas de onde seria mais conveniente colocá-lo.
Após a árdua tarefa de mover o girador manualmente para colocar o guindaste na posição correta, foi necessário calçar suas patolas com uma fogueira de dormentes, preparando-se então os cabos de aço para amarração da locomotiva. Começa então a operação de içamento, finalmente recolocando a nº 2432 nos trilhos (Fotos: Paulo Thiengo).
Cover & sequence: This interesting photo sequence taken in Cachoeiro de Itapemirim, ES, shows the wreck crew using the venerable 1903-built manual turntable beside the locomotive shed to position its Orton Mc Cullough 125 ton meter-gauge crane.
The locomotive nº 2432 is a GE U13B built for EFL in 1963 (Photos: Paulo Thiengo).
|