Guindastes ferroviários no Brasil: protótipos & modelos
Guindaste a vapor de 20 ton. nº 16 da Estrada de Ferro Central do Brasil
Guindastes ferroviários no Brasil
Eduardo J. J. Coelho
SPMT / Centro-Oeste, 1994
O último guindaste a vapor da antiga Central, ainda em serviço no Rio de Janeiro, é o nº 16, para 20 toneladas, fabricado pela Industrial Works em 1927. Sua lança original foi substituída em 1988 pela do nº 2, dando-lhe uma aparência mais de socorro do que de serviços gerais. Utilizado pela CBTU, sua pintura é em preto com a lança em vermelho-RFFSA, e inscrições em amarelo (Foto João Bosco Setti).
The last EFCB broad gauge steam crane still in service is the “nº 16” with the CBTU-RJ. Built by the Industrial Works in 1927, this 20 ton crane is now equipped with the boom from the 75 ton “nº 2”. The paintwork is mainly black with a red boom and yellow markings (Photo: João Bosco Setti).