Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Guindaste a vapor nº 2 no socorro ao acidente com o trem de passageiros RP4, que vitimou vários cavalos de corrida

Ferrovias

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• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

Guindastes ferroviários no Brasil: protótipos & modelos
Guindaste nº 2 da EFCB

“Guindastes ferroviários no Brasil”
Eduardo J. J. Coelho
SPMT / Centro-Oeste, 1994

Este acidente com o trem de passageiros RP-4, no Km 175 do Ramal de São Paulo, entre Ribeirão da Divisa e Bulhões, em 1943/Jul/02, ficou famoso por vitimar diversos cavalos de corrida que iam disputar um grande prêmio no Rio de Janeiro. Neste flagrante da turma do socorro em ação, o imponente guindaste a vapor nº 2 da EFCB, baseado em Barra do Piraí, remove um dos equinos mortos, antes de recolocar na linha o vagão semidestruído (Foto: Aldo Marsili).


This wreck on the São Paulo branch of EFCB became famous at the time, July, 2, 1943, because several race horses going to a derby in Rio de Janeiro were killed when the cars overturned. This picture shows the EFCB “nº 2” steam crane removing one of the dead horses before righting the wooden car (Photo: Aldo Marsili).

Guindastes ferroviários no Brasil: protótipos & modelos
Guindaste nº 15 da EFCB

Outra foto do mesmo acidente com o RP-4 em 1943/Jul/02, mostrando o guindaste nº 15, Industrial Brownhoist, 1928, de 42 t, ajudando os trabalhos de socorro. Note a lança reta e treliçada (Foto: Aldo Marsili).


A picture of the same accident on July, 2, 1943, shows the 42 ton “nº 15” steam crane helping to clear the wreck. Note the straight truss boom (Photo: Aldo Marsili).

Glossary | Summary of the RFFSA
   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

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• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

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• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

Guindaste a vapor nº 15 da EFCB no socorro ao acidente com o trem de passageiros RP4, em 1943

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