Guindastes ferroviários no Brasil: protótipos & modelos
Apresentação
Guindastes ferroviários no Brasil
Eduardo J. J. Coelho
SPMT / Centro-Oeste, 1994
Esta edição não pretende esgotar o assunto do título. É mais um álbum de fotos — e, mesmo como tal, incompleto.
A culpa é do Editor, que tantas vezes tem argumentado com a necessidade de publicar até mesmo capítulos soltos de projetos ainda em andamento — sabe-se lá por quantos anos mais —, seja pela urgência de literatura deste ramo, no Brasil, seja pela abertura que “editais” desse tipo proporcionam, atraindo colaborações e trazendo novos elementos para uma futura edição “definitiva”.
Fotos ferroviárias perfeitas são difíceis de obter, no Brasil, e tal exigência deixaria o álbum ainda mais incompleto. Optamos por incluir as indispensáveis, esperando que a ampliação ajude a perceber melhor os detalhes.
Fotos a cores encarecem a publicação, de 4 a 8 vezes, nas diversas etapas da produção industrial. Optamos por dar-lhes ampliação menor que as demais, e selecionamos as indispensáveis para melhor mostrar as pinturas adotadas na Fepasa e na RFFSA, e algumas pitadas do universo ao redor, úteis ao ferreomaquetista.
Espero que a falta de um projeto gráfico, assinado por artista de valor, não diminua o sabor da leitura. Com certeza, sua ausência colaborou bastante para torná-la possível.
Flávio R. Cavalcanti
Editor
[1994]
|