Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Origens da CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU foi criada pelo Decreto-Lei n° 89.396 [22 Fev. 1984], com o desmembramento gradual dos sistemas de trens urbanos até então operados diretamente pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA.

Aos poucos, os sistemas urbanos operados pela RFFSA no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, foram incorporados à CBTU.

A partir da Lei nº 8.693 [3 Ago 1993], as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza começaram a ser transferidas para os governos locais.

A partir do Decreto n° 4.566 [1° de janeiro de 2003], a CBTU passou a ser vinculada ao Ministério das Cidades.

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

   
Interior de um carro-motor American Car & Foundry (ACF) recuperado
Interior de um carro-motor American Car & Foundry (ACF) recuperado

Trem suburbano de Salvador
Recuperação e transferência da CBTU para a CTS - 1998-2005

Flavio R. Cavalcanti - 20 Jun. 2015

Fiscalizações e auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) produziram farta documentação, que pode ser muito útil para um levantamento detalhado de como transcorreu o processo de recuperação do Trem de Subúrbio de Salvador pela CBTU e sua transferência para a Companhia de Transportes de Salvador (CTS), da prefeitura da capital baiana.

Relatório de Levantamento de Auditoria do controle externo do TCU realizado em 2002 lembra que o programa “Recuperação do Sistema de Trens Urbanos de Salvador (BA) Trecho Calçada – Paripe” era parte do projeto do “Sistema Integrado Multimodal de Transportes da Região Metropolitana de Salvador – RMS”, abrangendo avenidas, corredores de ônibus, transporte hidroviário, Metrô e a integração desses modais, além da possível substituição do Trem de Subúrbio por um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) [26.783.0222.7625.0101_0220.pdf, 23/9/2002. Câmara dos Deputados].

Vista frontal de carro-motor American Car & Foundry (ACF) recuperado
Vista frontal de carro-motor American Car & Foundry (ACF) recuperado

Essa “possível substituição dos trens por VLT” aponta para um desdobramento em duas fases: (a) o sistema de Trem de Subúrbio deveria ser recuperado, sem dúvida, e era urgente; enquanto (b) sua substituição ainda deveria ser estudada.

O Relatório também lança luz sobre a decisão de transferir o Trem de Subúrbio, da CBTU (federal) para o estado da Bahia e/ou a prefeitura de Salvador. Decorria da Lei n° 8.693 [03 Ago.1993], que autorizou a CBTU a cindir seus sistemas de transporte coletivo urbano e suburbano de passageiros, criando novas empresas e doando-as aos respectivos estados e municípios.

Essa lei foi proposta, aprovada e sancionada com base no artigo 30, inciso V, e artigo 182, “caput”, da Constituição Federal de 1988, que definem como competência municipal a organização e a prestação de serviços de transporte coletivo, bem como a política de desenvolvimento urbano.

A doação desses sistemas de transporte ficaria condicionada à “prévia aceitação, em cada caso, pelos respectivos Estados e Municípios” — o que dificilmente aconteceria, sem que fossem recuperados, e aliviados de dívidas e obrigações (tal como as empresas “preparadas” para privatização, incluindo gordos reajustes prévios de suas tarifas, para torná-las “atrativas” à livre iniciativa).

Carro-motor American Car & Foundry (ACF) recuperado
Carro-motor American Car & Foundry (ACF) recuperado

Transferir um sistema de trens não é como virar uma bicicleta, coisa que se faz em um minuto, até num corredor estreito, basta levantar na vertical, girar e colocar de novo no chão. Da lei à execução, vai muito estudo, consultas, exame de questões jurídicas, custos, negociações entre as partes etc.

Só em 16 Jan. 1998 foi assinado convênio entre a União, o estado da Bahia e o município de Salvador, comprometendo-se todos a promover os atos administrativos, as alterações institucionais e organizacionais e a iniciativa para edição das medidas legais necessárias à efetivação da transferência do Trem Metropolitano de Salvador, operado pela CBTU, para a Companhia de Transportes de Salvador - CTS.

Trem-unidade elétrico recuperado
Trem-unidade elétrico recuperado

Pouco mais de um ano após a assinatura do Convênio, o governo federal conseguiu fechar o Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial (Bird), em 3 Dez. 1999:

Para concretização da primeira linha do Metrô, da recuperação do Trem e de outros estudos relacionados com a restruturação dos transportes ferroviários em Salvador, foi providenciado apoio financeiro do BIRD por meio do Acordo de Empréstimo nº 4494, assinado em 03/12/99, entre a República Federativa do Brasil e o BIRD. Segundo o Acordo de Empréstimo, para melhorar a eficiência operacional e financeira de trens suburbanos e facilitar a integração com outros serviços de transporte: a União decidiu transferir a propriedade, a administração e a operação do patrimônio da CBTU para o Estado da Bahia e o Município de Salvador; o Estado e o Município aceitaram a transferência por meio de Convênio celebrado em 16/01/1998, sendo que a CTS terá a posse e a gerência do sistema; a CBTU conduzirá a reabilitação física do sistema STU-SAL, elaborando um plano para reduzir os subsídios operacionais; e o projeto será executado pela CBTU e o Município (por intermédio da CTS), com ajuda do Estado e da União, que repassará recursos do orçamento e do empréstimo para a CBTU. O empréstimo foi contratado no valor de US$ 150.000.000,00, dos quais US$ 2.200.000,00 estão alocados para os Trens Metropolitanos de Salvador, sendo US$ 1.950.000,00 para as obras de recuperação e US$ 250.000,00 para serviços de consultoria relativos ao trecho Calçada-Comércio.

Embora vistoso, US$ 2,2 milhões não eram (mesmo em 1999) nada que se pudesse dizer, “Nossa!, dá para reconstruir o Trem de Subúrbio de cima a baixo”. Uma “guaribada”, no máximo.

Somando recursos do Tesouro, previram-se R$ 20 milhões, mas até a conclusão do Relatório de Levantamento de Auditoria, em Set. 2002, as obras de recuperação ainda não tinham começado — a licitação ainda estava “na iminência de ser realizada” — e estava contratada apenas uma parte dos serviços de consultoria (Integração Trem-Ônibus).

Esquadria recuperada em trem-unidade elétrico
Esquadria recuperada em trem-unidade elétrico

A recuperação abrangeria a via permanente, ponte São João, sistema elétrico, estações, material rodante e implantação de 4 passarelas. Tinham sido executados, no exercício de 2001, apenas parte dos serviços de recuperação em estações, vagões e na própria via permanente, correspondendo a 6,8% do total.

Detalhes sobre os serviços contratados:

Objeto do Contrato: Serviços de reparação e recuperação de carros ferroviários de passageiros, sendo 2 carros-motor tipo ACF e um carro-reboque Pinder [GMC ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS LTDA].

O Contrato originalmente firmado no valor de R$ 149.669,00 foi aditivado por quatro vezes, sendo os primeiro e terceiro aditivos de prazo e os segundo e quarto aditivos de valor e prazo.

Objeto do Contrato: Serviços de pintura geral e recuperação de esquadrias, bancos e portas e reparação de circuito elétrico para trens e Unidades elétricas, bem como fornecimento e instalação de Compressor e reparo de pantógrafo [GMC ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS LTDA].

Objeto do Contrato: Serviços de manutenção preventiva e corretiva de Via permanente (incluindo pátios e devios), tais como substituição de dormentes e trilhos, substituição e limpeza de lastro, limpeza de valetas, inspeção de AMV, demolição e assentamento de AMV TR-45/37, bota-fora de material, serviços de roçagem manual (c/roçadeira) e serviços de operação e manutenção de trator no trecho ferroviário de Calçada até Paripe [MTF MANUTENÇÃO DE TERMINAIS FERROVIÁRIOS LTDA].

Interior do carro-reboque Pidner recuperado
Interior do carro-reboque Pidner recuperado

A recuperação do sistema de Trem do Subúrbio avançava, portanto, nos itens de menor valor, — de contratação menos complicada, — embora urgentes, e capazes de explicar o visível aumento no número de passageiros transportados em 2001 e 2002.

Já tinham sido abertas licitações para as obras de reforma da ponte São João e Sistema de Eletrificação, mas ambas tiveram de ser revogadas, por não comparecerem empresas que atendessem às exigências do Edital.

Nova auditoria, dois anos depois, tornava a registrar o mesmo índice de execução de apenas 6,8% do total dos serviços previstos. Nenhum andamento adicional na recuperação física do sistema.

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O trem suburbano de Salvador (1992)
Trens | Estações | Trilhos | Sinalização | Mapa
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2003: U8B 2190 | ACF-Pidner | 2008: Kawasaki-Toshiba
CBTU: 1988-2005 | Recuperação
CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos
Barrinha | Supervia | Demetrô | Salvador | Maceió | Recife | João Pessoa | Natal | Fortaleza | Teresina
VFFLB : SR-7 RFFSA
Histórico das ferrovias da Bahia (1991) | Trem suburbano de Salvador | Metrô de Salvador
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Ferreofotos

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Legislação

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Trem do Corcovado
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Bibliografia

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• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

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