Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Esquema de montagem da cabine de sinalização ferroviária de estilo modernista, para maquetes de ferreomodelismo escala HO
Esquema de montagem da cabine de sinalização ferroviária

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Informativo Frateschi - para uma história do ferreomodelismo
Cabine de sinalização ferroviária
em estilo modernista


 
Informativo Frateschi nº 4, de Jul./Ago. 1979
Flavio R. Cavalcanti, Dez. 2010
« Kit original de ótima qualidade

« Você que já montou diversos kits nacionais, pode estar com vontade de decorar um pouco mais sua maquete e encontra dificuldade em conseguir kits de boa qualidade. Nós temos a fórmula:

« 2 x 1508 - algumas peças = Cabine de sinalização

« Monte esta cabine a partir de 2 Depósitos de locomotivas e nós duvidamos que você não vá ficar satisfeito!

« Com uma serra tico-tico, uma lixa e um pouco de capricho, é fácil. Você poderá até fazer por sua própria conta a decoração interna, colocando mesas, painéis, cadeiras e funcionários, além da iluminação. »

Este foi um dos projetos para decoração de maquete que me entusiasmaram logo na primeira leitura da coleção do Informativo Frateschi.

Deve ter sido a primeira construção de plástico que me animei a modificar, e fazia parte do segundo projeto da Estrada de Ferro Pireneus-Paranã. Infelizmente, parece que não apareceu em nenhuma das fotos da maquete (exceto na foto do Tadashi Nakagomi, de longe, em grande angular), e tampouco guardei até hoje, para poder fotografar em detalhe. Foi vitimado pelo impasse entre as construções modernistas e as antigas. Talvez faça outra, qualquer dia desses, se encontrar um kit do antigo Depósito de locomotivas, estilo moderno.

Não ficou nada que se possa dizer, "nossa, que perfeição!". Acho que não fazia nenhum trabalho manual desde os 11 ou 13 anos, e dificilmente poderia resultar em algo muito melhor, na ausência de qualquer evolução prática nesse meio tempo.

Apanhei um bocado, só para identificar o quê, com mil diabos, seria a tal serra tico-tico recomendada pela Frateschi. Não há nada como o universo das lojas e oficinas, para embaralhar nomes e terminologias — os "profissionais" sentem-se os donos daquele mundo, valem os nomes que preferirem —, e ainda não tínhamos internet, nem facilidade de encontrar literatura estrangeira de ferreomodelismo. Até localizar colegas ferreomodelistas em Brasília, era complicado, e quando encontrava, isso pouco ajudava, em questões tão profundas. Perguntando por carta e/ou lendo e relendo os IFs, adquiri a chamada serra de ourives, juntamente com um estoque de reserva de lâminas minúsculas, pois viviam quebrando. Com elas tentei fazer de tudo, conforme recomendado nos IF — serrar kits de plástico, vagões, trilhos de latão —, nem sempre com o melhor resultado. Só alguns anos depois, ao receber o simples e fantástico artigo do Fábio Dardes sobre materiais e ferramentas para os trabalhos de ferreomodelismo, finalmente comecei a frequentar as chamadas lojas de fornitura, e variar o ferramental. Hoje, começaria devagar, experimentando várias combinações, como limas, régua metálica + estilete etc. No mínimo, daria um acabamento mais regular às peças, após o corte. A segunda grande falha, evidente já na época, foi a lambança com Superbonder, inclusive deixando a "vidraça" meio fosca em vários pontos. Só mais tarde aprendi mais sobre colas e sobre como aplicá-las.

   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

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Corte das peças do Depósito de locomotivas para confecção da cabine de sinalização ferroviária
Corte das peças do Depósito de locomotivas para confecção da cabine de sinalização ferroviária
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