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Trem de Prata visto do outro lado dos trilhos, tendo ao fundo a estação ferroviária Barão de Mauá, ex-Leopoldina, de 1926
Trem de Prata visto do outro lado dos trilhos, tendo ao fundo a estação ferroviária Barão de Mauá, ex-Leopoldina, de 1926. Foto: José E. Buzelin

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A volta do Trem de Prata  -  1994
O Trem de Prata entre Rio e São Paulo


 
Texto e Fotos: José E. Buzelin
Centro-Oeste nº 93 - 1º Fev. 1995
A volta do Trem de Prata: 1994
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Modificações

Modificações foram feitas nos carros, mas sem alterações extremas em suas características.

Externamente foram conservados, salvo o detalhe das tubulações instaladas no teto (por fora) para os cabos de energia que vêm do carro-bagagem RPO — onde se instalou um grupo gerador independente, semelhante ao sistema Hep (head-end-power) adotado nos atuais trens americanos da Amtrak.

   
Trem Santa Cruz Trem de Prata
Inauguração 1950/Mar/29 1994/Dez/08
Formação 1 Carro-bagagem
1 Carro-correio
1 Carro-cabine individual
3 Carros-cabine-dupla
1 Carro-restaurante
3 Carros-cabine-dupla
1 Carro-salão
1 Carro-bagagem (HEP)
1 Carro-restaurante (*)
1 Carro-bar (*)
4 Carros-cabine-dupla (*)
1 Carro-bagagem
Terminal Rio Estação D. Pedro II (EFCB) Estação Barão de Mauá (EFL)
Terminal SP Estação da Luz (EFSJ) Terminal Barra Funda (EFSJ)
Frequência Diária Alternada

Estes cabos foram muito criticados, pois são visíveis na passagem de um carro para outro, lembrando o sistema de alimentação dos carros de metrô de Belo Horizonte e São Paulo, inclusive dificultando as manobras, por serem de rosca.

As modificações atingiram os carros cabine-dormitório DI-6179-6 (ex-DM-302, ex-DC-512); DI-6186-9 (ex-DM-309, ex-DC-519); DI-6195-8 (ex-DM-318, ex-DC-528); e DI-6196-6 (ex-DM-319, ex-DC-529).

Das 12 cabines originais, 2 foram transformadas em "suítes", que consumiram o espaço equivalente a 3 cabines originais; 6 foram mantidas como "duplas"; e 1 transformada em individual.

O carro-bar foi feito a partir do carro-restaurante RI-6807-3 (ex-RT-103, ex-R-503). A cozinha foi conservada e modernizada, mas o hall original ganhou nova conformação. Mesas de granito esverdeado e poltronas tipo sofá compõem o novo ambiente, que conta também com uma TV de 28 polegadas com vídeo-disk-laser. O balcão do bar antecede o acesso à cozinha. Tudo ao estilo "pub bar".

O carro-restaurante foi feito a partir do carro-poltrona 1ª classe FI-6399-3 (ex-B-706, ex-P-516), instalando-se mesas para 2 e 4 pessoas, além do buffet para o self-service do café-da-manhã.

A nova decoração destes carros contrasta com o "streamline style", mas o bom-gosto e o aconchego compensam satisfatoriamente.

Resta dizer sobre os carros-bagagem RPO nº BI-6078-1 (ex-F-206, ex-B-506) e BI-6079-0 (ex-F-207, ex-B-507).

Um deles leva o equipamento Hep, junto à locomotiva, e o outro segue na cauda. Esta foi a solução para evitar manobras de reversão. O trem se transformou numa espécie de pull-pull-train.

O bastidor de equipamentos — embaixo dos carros — foi severamente alterado, sendo a maioria retirados como obsoletos.

Isto parece ter alterado o centro de gravidade dos carros. Infelizmente, o velho balanço já não é mais o mesmo — a instabilidade faz presença.

Além disso, alguns novos equipamentos de apoio à refrigeração — embaixo do assoalho — funcionam ininterruptamente, com um desconfortável zunido por todo o trajeto.

   

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Sistema de cabos instalado nos carros Budd para a operação do Trem de Prata
Sistema de cabos instalado nos carros Budd para a operação do Trem de Prata
Com a retirada dos antigos equipamentos de baixo dos carros, alterou-se o centro de gravidade e aumentou a instabilidade do Trem de Prata
Com a retirada dos antigos equipamentos de baixo dos carros, alterou-se o centro de gravidade e aumentou a instabilidade do Trem de Prata
Aspecto do bastidor embaixo dos carros, com a retirada ou substituição dos antigos equipamentos
Aspecto do bastidor embaixo dos carros, com a retirada ou substituição dos antigos equipamentos
Placa da CCC - Cia. Comércio e Construções, à qual coube a modernização dos carros Budd para a operação do Trem de Prata
Placa da CCC - Cia. Comércio e Construções, à qual coube a modernização dos carros Budd para a operação do Trem de Prata. Foto: José E. Buzelin
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