Mapa esquemático das estações da Estrada de Ferro Central do Brasil em 1927 do Rio de Janeiro a Barra do Piraí e Governador Portela; e outros trechos ferroviários próximos, das seguintes linhas e ramais:
| Estrada de Ferro Central do Brasil |
| Extensão das linhas em tráfego |
km |
| Linha ou ramal |
Ponto inicial (km) e final |
| Linha do Centro |
D. Pedro II (km 0) a Independência (por Itabirito) |
1.008 |
| Ramal da Marítima |
D. Pedro II (km 0) a Marítima |
1 |
| Ramal de Sâo Diogo |
D. Pedro II (km 0) a São Diogo |
2 |
| Circular de D. Clara |
Madureira (km 17) a Madureira |
2 |
| Ramal de Angra |
Deodoro (km 22) a Mangaratiba |
82 |
| Circular de Bangu |
Bangu (km 31) a Bangu |
3 |
| Circular do Matadouro |
Santa Cruz (km 55) a Santa Cruz |
3 |
| Ramal de Austin |
Austin (km 45) a Santa Cruz |
30 |
| Austin (km 45) a Carlos Sampaio |
5 |
| Ramal de Paracambi |
Guedes da Costa (km 65) a Paracambi |
6 |
| Ramal de São Paulo |
Barra do Piraí (km 108) a Norte |
391 |
| Linha Auxiliar |
Alfredo Maia (km 0) a Porto Novo |
241 |
| Ramal de Jacutinga |
Governador Portela (km 112)
a Santa Rita de Jacutinga |
147 |