Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vagão isotérmico NoB VH-217 do Frigorífico T. Maia modificado a partir do ferreomodelo Frateschi
Vagão isotérmico NoB VH-217 do Frigorífico T. Maia modificado a partir do ferreomodelo Frateschi

Isotérmicos dos Ferreomodelistas

ICP-32 Armour
ICP-331 Armour
VH-217 T. Maia / NoB
VH-221 T. Maia / NoB
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1931-1960
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IB/IC RFFSA NoB
IC RFFSA NoB
IC Serrana Tupanciretã
IC-1400-1401 RFFSA / EFSJ
IC-1410 RFFSA / EFSJ
ICC RFFSA SR6 Porto Alegre
ICD Fepasa
ICR-359600-359622 e ICR-359764-359770 Fepasa
ICR-359700-359749 Fepasa
ICR-359750-359763 Fepasa
ID-RFFSA / EFSJ Metrop. Cammell
ID RFFSA Central Middletown
ID-1551 RFFSA Central
ID-1591-1637 RFFSA Central

   

Ferreomodelismo
Vagão isotérmico NoB VH-217 do Frigorífico T. Maia


 
Texto: Carlos Eduardo Campanhã
Foto: Marcus Vinícius Fonseca - Em Escala
Centro-Oeste nº 96 – 1° Set. 1995

Pintura e decoração do ferreomodelo: Nilson Rodrigues.

Ferreomodelo utilizado: Vagão isotérmico Frateschi ref. 2016 (preferencial) ou 2015 (alternativo).

Obs.: Não houve uma retirada intencional da tampa da escotilha do compartimento de gelo. O ferreomodelo da foto não é o Fratesch ref. 2016 ou 2015. O Nilson só percebeu a mancada depois do modelo pronto.

Decais utilizados: LAF folha VF-1 – Vagões Frigoríficos.

Cor: amarelo (frigorífico). Obs.: O tom exato do protótipo é desconhecido. Foi utilizado o amarelo RFFSA das tintas do Guilherme Schmitz. Melhor opção: Floquil – Reefer Yellow cod. 110031; ou Accu-flex Reefer Yellow cod. 16-10. Alternativas Tamiya: Fosco XF-3 Yellow; brilhante X-8 Lemon Yellow. Qualquer amarelo pode ser utilizado, porém o Floquil é mais apropriado para frigoríficos.

Alterações estruturais: somente engates Kadee nº 5.

Observações

As inscrições originais dos vagões foram removidas com lixa d’água 600 – bem de leve!

Todos os ferreomodelos foram pintados com aerógrafo.

Antes de decalcar, sempre foi dada uma mão de verniz brilhante. E, 24 horas após a aplicação dos decalques, foi dada uma mão de verniz fosco.

O “aspecto profissional” dos decalques se deve à utilização de Solvaset (ver CO-80/19, ou CO-16, ou IF-43/12) – e, é claro, a “mão santa” do Nilson.

Os quatro ferreomodelos de vagões isotérmicos do Nilson Rodrigues foram fotografados pelo Marcus Vinícius Fonseca em Dez. 1994 para ilustrar artigos na revista Em Escala sobre a aplicação de decalques. Com a decisão do Marcus Vinícius de especializar a revista (CO-96), e com a retirada de linha de alguns itens por parte da Frateschi, o acervo foi repassado pelo Carlos Eduardo Campanhã para a revista Centro-Oeste em Jul. 1995, quando aqueles itens ainda podiam ser encontrados em estoque em algumas lojas de ferreomodelismo. Duas das oito fotos chegaram a ser publicadas no Centro-Oeste nº 96 (Set. 1995) e nº 97 (Nov. 1995).

   

Ferrovias

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• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

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• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

Detalhes da lateral do vagão isotérmico NoB VH-217 do Frigorífico T. Maia modificado a partir do ferreomodelo Frateschi
Detalhes da lateral do vagão isotérmico NoB VH-217 do Frigorífico T. Maia modificado a partir do ferreomodelo Frateschi
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