O caboose, como já disseram nos outros e-mails servia como escritório
do chefe do trem e alojamento para a equipagem dele. Também servia para
monitorar a condição da pressão de freio integridade do comboio
e de sinalização para o final do trem. Hoje eles foram substituídos
por dispositivos eletrônicos de monitoração e sinalização
para o final do trem, os chamados End Of Train Device ou Fred (acho que
é isso).
Nos Estados Unidos existiam vários tipos deles. Os mais antigos, de madeira,
são os mais interessantes. Existiam os chamados cúpula, aqueles
que tem um cocuruto no meio ou numa das pontas; os wide vision, cujo cocuruto
era mais largo que o vagão; e os bay window, que não tinha
o cocuruto, mas extensões nas laterais. Existiam também os transfer
caboose, que eram parecidos com um vagão prancha e um caboose no meio,
formando grandes varandas nas extremidades. Na Denver & Rio Grande, tinha
um tipo especial de caboose, os chamados Drover caboose, que eram cabooses
maiores e eram usados nos trem de transporte de gado e precisava de uma equipagem
muito grande e necessitava de mais alojamentos para todo mundo.
Lá, os cabooses eram praticamente marcas registradas das ferrovias. Muitas
delas tinha seu formato próprio. Quando eles foram baixados, muitos admiradores
levaram os seus como lembrança. Houve uma reportagem na revista Trains,
sobre a viagem de milhares de quilômetros de um caboose da Santa Fe para
seu novo posto na propriedade de um admirador.