Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  
   
Ferreomodelo do vagão caboose do trem de amônia da RFFSA na Bahia

Ferreomodelos
Vagão Caboose da SR-7


 
Marco Antônio Ferreira de Carvalho

Eis algumas fotos do ferreomodelo do caboose do trem de amônia da SR-7, construído por mim e pintado pelo Roberto Caldeirinha. A fonte de consulta foi o VFCO, que na minha opinião é o melhor site de ferreomodelismo nacional.

O ferreomodelo foi construído a partir de vagões da Frateschi: o ref. 2001 para a plataforma, e o ref. 2017 que foi cortado para formar o corpo e a cúpula do caboose, bem como o detalhamento da parte inferior da plataforma.

Os truques da Frateschi foram substituídos por Kadee ref. 526 que foram remontados mais baixos e 5 mm mais à frente do que os originais.

Os dois tanques de água, os fechamentos do corpo e da cúpula, as portas do vagão, a caixa de ferramentas e a proteção do motor da bomba foram construídos com chapas e tiras de estireno da Evergreen e da Plastruc.

Ferreomodelo do vagão caboose do trem de amônia da RFFSA na Bahia

As janelas do corpo do caboose e da lateral da cúpula foram construídas a partir de recortes de janelas da Minitec. Os trilhos das portas foram feitos recortando o suporte de porta do vagão box Athearn.

As escadas dos tanques são de photoetched da dR Design ref. Fr03. As tampas superiores e laterais do tanque são sobras da montagem de outros vagões e kits "garimpados" nas gavetinhas do Airton da Rio Grande Modelismo.

Os registros de gaveta foram construídos com tubos da Evergreen e as suas manoplas são sobras de detalhes de uma locomotiva Tigerli da Liliput. A moto bomba foi feita recortando e remontando um moto compressor dum vagão de containers. As lanternas foram recortadas do farol de uma locomotiva Frasteschi e o seu suporte é um pedaço de fio de latão 0,40. O suporte da buzina foi recortado em chapa de latão.

Todos os pega mãos e os degraus laterais dos vagões foram dobradas com fio de latão 0,40 As janelas frontais da cúpula foram recortados de uma chapa de polietileno cristal de 1 mm, furadas para introdução de quatro anéis que suportam a guarnição, dobrada de fio de latão 0,40, sendo ao final coladas com SuperBonder na posição aberta.

A pintura com aerógrafo, colocação de decais e o envelhecimento foram realizados pelo fera da pintura, o Roberto Caldeirinha (http://sites.uol.com.br/rcbeto50/).

Este modelo conquistou a 3ª classificação na categoria de vagões do Concurso de Ferreomodelismo SBF / Memorial do Imigrante, em fevereiro/2003.

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  
  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

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Detalhes do Ferreomodelo do vagão caboose do trem de amônia da RFFSA na Bahia    

Detalhes do Ferreomodelo do vagão caboose do trem de amônia da RFFSA na Bahia

  
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