Ferreomodelos
Manutenção da rede aérea
Marco Antônio Ferreira de Carvalho
Matéria escrita por Marco Antônio Ferreira de Carvalho documentando
a construção da miniatura do vagão caboose da CPTM utilizado
na manutenção da rede aérea, e que obteve o 1º lugar
da categoria Vagão Senior do III Concurso de Ferreomodelismo da SBF,
realizado em abril de 2004.
Para participar do III Concurso de Ferreomodelismo da SBF,
realizado no último dia 25 de abril de 2004, modelei o vagão caboose
FNB 341.571-6, utilizado pela CPTM
na manutenção da sua rede aérea.
Talvez a parte mais importante do trabalho, tenha sido a documentação
pessoal que pude fazer do protótipo,
medindo-o e fotografando-o, para desenhar uma planta e então poder modelá-lo.
O modelo foi integralmente construído com chapas, tiras e outros perfis
de estireno. Também foram utilizados fio e chapa de latão para a
construção de alguns detalhes.
O corpo, a cúpula, o teto, o chassis, a cobertura da varanda, a plataforma
superior , as portas laterais e as portas das extremidades foram construídos
com estireno.
A grade superior foi construída com chapa de latão e fio 0,30 mm.
As plataformas laterais e a plataforma traseira foram construídas com chapa
de latão, sendo colados pedaços de photo-etched, do passadiço
padrão Apex na escala N, para simular o piso anti-derrapante. O mesmo photo-etched
também foi colado no piso da varanda traseira. Os pega-mãos e os
puxadores da porta foram dobrados usando fio de latão de 0,30 mm.
Os reforços da testeira foram feitos com pedaços de plástico
de colheres de café.
O pantógrafo (montado sem a sapata para ficar idêntico ao protótipo)
e o sistema de freio são de fabricação Frateschi. Os truques,
os engates nº 58 e as mangueiras de freio são de fabricação
Kadee. Os decal's foram feitos pelo Bellotto.
As escadas laterais foram construídas com tiras de estireno e fio
de latão de 0,50 mm. As grades da varanda foram dobradas e soldadas
usando fio de latão de 0,40 e 0,30 mm. O suporte do volante de freio
foi construído com perfil H de estireno da Evergreen. Os refletores
superiores foram construídos com tiras de estireno, papel alumínio
e celulóide. Os suportes dos desengatadores foram construídos
com perfil em T da Evergreen, chapa de latão e fio de latão
0,30. Os vidros das janelas foram feitos com celulóide de embalagem
da Frateschi. Os trilhos que suportam as portas laterais foram feitos com
o perfil L de 1,5 mm da Evergreen.
A pintura foi feita com aerógrafo, usando o amarelo da Brasil Ferrovias.
A porta traseira foi pintada em alumínio, o pantógrafo em vermelho
e a parte inferior do chassis, o piso do terraço e alguns outros detalhes
em preto.
O envelhecimento foi feito com aerógrafo usando-se tinta acrílica
Tamiya, tirando-se posteriormente os excessos com cotonete embebido em álcool
isopropílico, o que também ajuda a simular escorrimento. No piso
da plataforma superior, em cima da pintura acrílica realizada em um tom
claro de marrom, foi aplicado betume da Judéia, limpando-se em seguida
com um pano embebido em água-raz, buscando-se desta forma simular madeira.
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