Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

   
Ferreomodelo de vagão de manutenção da CPTM
   
Detalhe do pantógrafo do ferreomodelo de vagão de serviço CPTM
  

Ferreomodelos
Manutenção da rede aérea

Marco Antônio Ferreira de Carvalho

Matéria escrita por Marco Antônio Ferreira de Carvalho documentando a construção da miniatura do vagão caboose da CPTM utilizado na manutenção da rede aérea, e que obteve o 1º lugar da categoria Vagão Senior do III Concurso de Ferreomodelismo da SBF, realizado em abril de 2004.

Para participar do III Concurso de Ferreomodelismo da SBF, realizado no último dia 25 de abril de 2004, modelei o vagão caboose FNB 341.571-6, utilizado pela CPTM na manutenção da sua rede aérea.

Talvez a parte mais importante do trabalho, tenha sido a documentação pessoal que pude fazer do protótipo, medindo-o e fotografando-o, para desenhar uma planta e então poder modelá-lo.

O modelo foi integralmente construído com chapas, tiras e outros perfis de estireno. Também foram utilizados fio e chapa de latão para a construção de alguns detalhes.

O corpo, a cúpula, o teto, o chassis, a cobertura da varanda, a plataforma superior , as portas laterais e as portas das extremidades foram construídos com estireno.

A grade superior foi construída com chapa de latão e fio 0,30 mm. As plataformas laterais e a plataforma traseira foram construídas com chapa de latão, sendo colados pedaços de photo-etched, do passadiço padrão Apex na escala N, para simular o piso anti-derrapante. O mesmo photo-etched também foi colado no piso da varanda traseira. Os pega-mãos e os puxadores da porta foram dobrados usando fio de latão de 0,30 mm.

Os reforços da testeira foram feitos com pedaços de plástico de colheres de café.

O pantógrafo (montado sem a sapata para ficar idêntico ao protótipo) e o sistema de freio são de fabricação Frateschi. Os truques, os engates nº 58 e as mangueiras de freio são de fabricação Kadee. Os decal's foram feitos pelo Bellotto.

As escadas laterais foram construídas com tiras de estireno e fio de latão de 0,50 mm. As grades da varanda foram dobradas e soldadas usando fio de latão de 0,40 e 0,30 mm. O suporte do volante de freio foi construído com perfil H de estireno da Evergreen. Os refletores superiores foram construídos com tiras de estireno, papel alumínio e celulóide. Os suportes dos desengatadores foram construídos com perfil em T da Evergreen, chapa de latão e fio de latão 0,30. Os vidros das janelas foram feitos com celulóide de embalagem da Frateschi. Os trilhos que suportam as portas laterais foram feitos com o perfil L de 1,5 mm da Evergreen.

A pintura foi feita com aerógrafo, usando o amarelo da Brasil Ferrovias. A porta traseira foi pintada em alumínio, o pantógrafo em vermelho e a parte inferior do chassis, o piso do terraço e alguns outros detalhes em preto.

O envelhecimento foi feito com aerógrafo usando-se tinta acrílica Tamiya, tirando-se posteriormente os excessos com cotonete embebido em álcool isopropílico, o que também ajuda a simular escorrimento. No piso da plataforma superior, em cima da pintura acrílica realizada em um tom claro de marrom, foi aplicado betume da Judéia, limpando-se em seguida com um pano embebido em água-raz, buscando-se desta forma simular madeira.

   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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Teto do ferreomodelo de vagão de serviço da CPTM
   
Varanda do vagão de manutenção da CPTM
  
Engates kadee no ferreomodelo de vagão de serviço da CPTM
   
Volante de freio do vagão de manutenção de rede aérea da CPTM
Detalhe do ferreomodelo de vagão caboose em uso na CPTM
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