Estrada de Ferro Central do Brasil
Cabooses de volta à EFCB
Trem de Ferro nº 5, ABPF-RJ, jan.1991
Ao ser inaugurado o novo trem de containers entre o Rio e São Paulo pela
RFFSA, em 5 de novembro de 1990, no pátio do Arará, uma feliz surpresa:
a presença na cauda de um caboose para proteção e vigilância
durante a viagem.
Para este serviço a RFFSA recuperou dois cabooses do antigo
projeto MBR, de cúpula, com corpo curto e varandas (na verdade, do
tipo "transfer", utilizado nos EUA para serviços de manobra e
transporte entre pátios próximos).
As cabooses são os de número CNQ-609.609-3 (ex-NCC-031.000) e CNQ-609.613-1
(ex-NCC-031.004), que serão utilizados um em cada trem regular entre as
duas capitais, pelo ramal de São Paulo, circulando preferencialmente à
noite.
Os cabooses eram utilizados obrigatoriamente em todos os trens de carga na América
do Norte, desde o século passado, vindo a ser substituídos gradativamente
por sofisticados equipamentos eletrônicos de monitoramento e sinalização
na cauda do trem (os Fred, flashing rear-end-device, ou EDT, end-of-train
device, etc.) e ao longo da via.
No Brasil também foram bastante utilizados, sendo aos poucos eliminados...,
com exceção praticamente dos trens de amônia na Bahia
e na EF do Amapá.