Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Vagão caboose CNQ da RFFSA - Rede Ferroviária Federal

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

   

Estrada de Ferro Central do Brasil
Cabooses de volta à EFCB


 
Trem de Ferro nº 5, ABPF-RJ, jan.1991

Ao ser inaugurado o novo trem de containers entre o Rio e São Paulo pela RFFSA, em 5 de novembro de 1990, no pátio do Arará, uma feliz surpresa: a presença na cauda de um caboose para proteção e vigilância durante a viagem.

Para este serviço a RFFSA recuperou dois cabooses do antigo projeto MBR, de cúpula, com corpo curto e varandas (na verdade, do tipo "transfer", utilizado nos EUA para serviços de manobra e transporte entre pátios próximos).

As cabooses são os de número CNQ-609.609-3 (ex-NCC-031.000) e CNQ-609.613-1 (ex-NCC-031.004), que serão utilizados um em cada trem regular entre as duas capitais, pelo ramal de São Paulo, circulando preferencialmente à noite.

Os cabooses eram utilizados obrigatoriamente em todos os trens de carga na América do Norte, desde o século passado, vindo a ser substituídos gradativamente por sofisticados equipamentos eletrônicos de monitoramento e sinalização na cauda do trem (os Fred, flashing rear-end-device, ou EDT, end-of-train device, etc.) e ao longo da via.

No Brasil também foram bastante utilizados, sendo aos poucos eliminados..., com exceção praticamente dos trens de amônia na Bahia e na EF do Amapá.

Caboose : MRS : SR3 RFFSA : EFCB
Cabooses de volta à EFCB | CNQ 609.613 | 609.619 em 2002 | Planta 609.609~622
Planta CBR e CNR 609.595~608 | Na ALL
Vagões caboose no Brasil
O que é um Caboose? | Para que serve um Caboose? | Instabilidade
EFCB | Leopoldina | EF SP-RG | NoB | Fepasa | CPTM | EFVM | VFRGS | EF Amapá | ALL | SR7 RFFSA | FUS (México)
Ferreomodelos: Fepasa | EFCB / RFFSA | Mogiana | CPTM | SR7 RFFSA | CPEF
   

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreosfera

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade