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Estrada de Ferro Central do Brasil
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Ao ser inaugurado o novo trem de containers entre o Rio e São Paulo pela RFFSA, em 5 de novembro de 1990, no pátio do Arará, uma feliz surpresa: a presença na cauda de um caboose para proteção e vigilância durante a viagem.
Para este serviço a RFFSA recuperou dois cabooses do antigo projeto MBR, de cúpula, com corpo curto e varandas (na verdade, do tipo "transfer", utilizado nos EUA para serviços de manobra e transporte entre pátios próximos).
As cabooses são os de número CNQ-609.609-3 (ex-NCC-031.000) e CNQ-609.613-1 (ex-NCC-031.004), que serão utilizados um em cada trem regular entre as duas capitais, pelo ramal de São Paulo, circulando preferencialmente à noite.
Os cabooses eram utilizados obrigatoriamente em todos os trens de carga na América do Norte, desde o século passado, vindo a ser substituídos gradativamente por sofisticados equipamentos eletrônicos de monitoramento e sinalização na cauda do trem (os Fred, flashing rear-end-device, ou EDT, end-of-train device, etc.) e ao longo da via.
No Brasil também foram bastante utilizados, sendo aos poucos eliminados..., com exceção praticamente dos trens de amônia na Bahia e na EF do Amapá.
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