Ferreomodelos
Um caboose para o trem de amônia (II)
Kelso Médici — Centro-Oeste nº 70 (1º-Set-1992)
Portas laterais
A parte tipo "veneziana" é feita com 7 peças de
poliestireno chanfradas. A parte lisa (inferior) também é chanfrada
na borda superior.
Cada porta mede 24,5 mm (altura) x 21 mm (largura), assim distribuídos:
1 peça (parte inferior) de 9,5 mm de altura;
7 peças chanfradas, com 2 mm de altura;
1 peça com 0,5 mm de altura, na parte superior.
Antes de cortar as 7 peças, deve-se chanfrar a chapa com lima de
ourives, a cerca de 45 graus, em 1 mm (veja nas Figuras 9b e 9c).
A peça inferior é chanfrada em 1 mm, também a 45 graus.
A peça de 0,5 mm não é chanfrada.
Tudo isso, com 21 mm de comprimento — que correspondem à largura da porta
— e 1 mm de espessura. Deve-se cortar as peças com pouco mais de 21 mm
e, depois, acertar a largura da porta, passando-a na lixa d'água, após
a colagem das peças no conjunto.
Lixar a face de trás do conjunto, e colar sobre ela uma folha de
estireno de 0,3 mm de espessura. Cortar as sobras dessa folha, nas laterais
e na parte superior da porta. Deixar uma sobra (friso) de 0,5 mm, na parte
inferior, que correrá nas guias (Fig. 9d e 9e).
Lixar a face da frente do conjunto, para remover alguma rebarba, e em seguida
colar, sobre ela, tiras de estireno com 0,5 mm de largura — espessura de 0,3 mm
— em toda a volta, formando uma moldura. Lixar novamente a parte externa da porta,
para diminuir um pouco essa espessura de 0,3 mm.
Nos perfis laterais da porta, ficaram vazios correspondentes aos chanfros.
Preencher esses vazios com Durepóxi bem molhado, ou massa plástica
encontrada em lojas de tintas. Lixar os perfis após a secagem da
massa.
Fure a moldura da porta conforme as Fig. 9a e 9d, para receber o pega-mão,
que deve ser feito com arame de 0,3 mm. Observe que os puxadores de ambas
as portas estão voltados para a parte traseira do vagão —
ambas as portas abrem deslizando para a frente do vagão, e fecham
para trás.
Cortar 2 tiras de estireno de 1 mm de espessura, com largura igual à espessura
da porta, e comprimento igual ao do teto do vagão. Colar as tiras, pela
sua espessura de 1 mm, sobre a emenda do teto com as laterais. Essa tira é
o trilho superior da porta.
Em seguida, colam-se as portas nas laterais do vagão, nos locais
indicados nos desenhos das peças n° 1 e 2 (CO-69), deixando uma
folga bastante pequena entre elas e os trilhos.
Os suportes das roldanas são feitos de estireno de 0,3 mm de espessura
por 1 mm de largura, e em seguida, colados às portas e aos trilhos.
As roldanas ficam por trás dos suportes (sobre o trilho da porta),
e seu diâmetro é de 1 mm.
As roldanas, bem como as guias das portas, foram feitas com "lascas"
de estireno — fatias bem finas, feitas passando a faquinha sobre a espessura do
estireno (lateral de uma peça). Assim, a "lasca" já sai
enrolada.
Os batentes laterais das portas — lembrando que ambos são do lado
voltado para a traseira do vagão — são feitos com estireno
de 0,3 mm.
Outra tira de 1 mm de largura, com a mesma espessura de 0,3 mm, é
colada junto aos batentes, na face da lateral do vagão, formando
um "L".
Nos batentes, serão fixados os pega-mãos, feitos com arame
de 0,3 mm, conforme as Fig. 9a e 9d.
Como não tenho detalhes das taramelas, só posso deixá-las
à imaginação — ou à pesquisa do leitor, fotografando
ou examinando um vagão protótipo.