Locomotivas a vapor
As locomotivas suecas da
Estrada de Ferro Rio d'Ouro
B.-L. Liljeberg — Centro-Oeste n° 69 (1°-ago-1992)
Foto do arquivo da SJK – Ass. Ferroviária Sueca
Talvez o fabricante de locomotivas a vapor mais importante psra
o Brasil foi a Baldwin Locomotive Works, Philadelphia, EUA. Mas
fabricantes de outros países também forneceram locomotivas para
as ferrovias brasileiras.
Nesse aspecto, a Suécia foi de menor importância. Apenas 3 máquinas
suecas chegaram a trafegar nos trilhos do Brasil.
As 3 locomotivas foram construídas pela Nohab — Nydquist och Holm
Aktiebolag —, o maior fabricante de locomotivas da Suécia. Nohab
ainda existe, construindo locomotivas diesel-elétricas com motores
diesel da GM.
No panorama internacional, a Nohab é conhecida sobretudo pela construção
de 500 máquinas para as ferrovias da União Soviética, entre 1920
e 1923. Foram máquinas do tipo Esh, com rodagem 0-10-0 e bitola
1,524 mm.
As 3 máquinas que a Nohab construiu para o Brasil foram 4-6-0 de
bitola métrica, n° de fábrica 1727 a 1729. Os registros dizem que
foi no ano de 1926, mas na placa do cilindro podemos ler 1924. Todas
eram idênticas e foram fornecidas à EF Rio d'Ouro, no Estado do
Rio de Janeiro.
A EF Rio d'Ouro foi construída para facilitar a construção da adutora
entre o rio d'Ouro e a cidade do Rio de Janeiro, tornando-se depois
uma ferrovia de uso geral.
O nome da companhia cessou com sua incorporação à EF Central do
Brasil, que trafegou suas linhas até o fim dos anos 60. A última
parte da EF Rio d'Ouro foi abandonada em 1970.
O que aconteceu com as 4-6-0 da Nohab, não sei, mas presumo que
foram sucateadas. Se alguém sabe, gostaria de saber.
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