Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Modificações na parte frontal do ferreomodelo de locomotiva U23C
Foto 1

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Ferreomodelismo

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Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

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Ferreomodelismo
Locomotiva U23C RFFSA em HO (2)


 
Marcelo Lordeiro - Revista Ferroviária (Jan/1992)
Com a colaboração de Fábio Dardes e Alberto del Bianco

Segunda parte

Perfurações para aplicação de detalhes no ferreomodelo de locomotiva
Perfurações para aplicação de detalhes na parte inferior da testeira

1 - A Figura 1 mostra a testeira com todos os detalhes abaixo do piso removidos.

A parte em negrito deverá ser acrescentada em estireno de 1 mm, nivelando sempre pela parte externa.

As partes hachuradas devem ser removidas.

Furar com broca de diâmetro = 0,5 mm o novo local para fixação da alavanca de manobra (quatro furos).

Fechar a furação do corrimão e fazer uma nova com diâmetro = 0,6 mm.

Fazer a furação para o pega-mão com diâmetro = 0,4 mm (quatro furos - Foto 1, acima).

Perfurações para aplicação de detalhes na parte frontal da locomotiva
Perfurações para aplicação de detalhes na parte frontal da locomotiva

2 - A Figura 2 mostra o posicionamento e confecção do limpa-trilhos; suporte do poste de corrimão; furação para mangueiras de MU e freio; e um pequeno flange à direita da testeira.

O limpa-trilhos deve ser confeccionado em estireno de 0,5 mm de espessura.

Detalhe A: confeccionar quatro peças em estireno de 0,5 mm.

Detalhe B: confeccionar somente uma peça, pois só existe na testeira traseira (estireno de 0,5 mm).

Furação para mangueiras de MU com diâmetro = 0,5 mm (Foto 2, abaixo).

Obs.: Todos os detalhes a serem adicionados à testeira (detalhes A, B e C; suportes da alavanca de manobra; pega-mãos e mangueiras) só deverão ser colocados no lugar após a pintura, para não interferir e dificultar o mascaramento das faixas da testeira na hora da pintura.

   
  

Ferreoclipping

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Modificações na testeira traseira do ferreomodelo
Modificações na testeira traseira do ferreomodelo
Perfurações na testeira traseira da locomotiva para aplicação de detalhes
Perfurações na testeira traseira da locomotiva para aplicação de detalhes

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3 - A Figura 3 mostra a confecção da caixa do engate, que deve ser feita em estireno.

Obs.: As medidas apresentadas são para que a peça encaixe numa caixa de engate Kadee.

Esta peça deverá ser colada à caixa de engate Kadee (Foto 3) e só será colocada no lugar na montagem final.

Confecção da caixa do engate Kadee para o ferreomodelo da locomotiva

 

4 - Confecção da peça em forma de pirâmide achatada, que deverá ser adicionada à direita da porta frontal do nariz longo (Figura 4).

Obs.: Deve ser colada faceando a porta e a 0,5 mm de altura do piso (Foto 4, abaixo).

Aspecto final da traseira do ferreomodelo da locomotiva
Aspecto final da parte de trás do ferreomodelo

5 - Reposicionamento das escadas (pega-mãos) na frente do nariz longo e escadas (Figura 5).

Reposicionamento da escada no nariz longo da locomotiva
Reposicionamento da escada no nariz longo da locomotiva
Extremidade do ferreomodelo com os detalhes aplicados
Extremidade do ferreomodelo com os detalhes aplicados
   

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

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